Em nosso tradicional teste, trazemos boas notícias para você. A primeira é que vale mais a pena adquirir um autorrádio separadamente do que ficar com o que vem de fábrica no carro 0 km. A não ser que o modelo seja muito sofisticado.
Neste ano, encontramos uma opção de boa qualidade e com vários recursos que custa apenas R$ 99. Ou seja, ele representa uma economia de R$ 480, se compararmos seu preço mínimo com o do Pionerr DEH-X8580BT, o mais caro do teste. Assim, em vez de pagar um valor alto por esse adicional na concessionária – que, em geral, é superbásico –, opte por nossa escolha certa (conheça aqui nossa indicação).
Para fazer a avaliação, levamos nove autorrádios ao laboratório para analisar a facilidade de uso, a potência e a qualidade sonora dos aparelhos. Dessa forma, testamos a reprodução de músicas pop e clássicas por meio de CDs e pelo rádio. Nos aparelhos que não tinham entrada para CD, analisamos via a entrada USB.
Em nosso teste, apenas o aparelho da Multilaser não tem a frente removível como sistema antifurto, o que comprometeu sua nota. O mais complicado de usar é o Pioneer DEH-X8580BT, que não possui configurações de agudos e graves pré-definidas. E Lenoxx e Multilaser não têm leitor de CD. Mas você não fica restrito ao rádio: basta encaixar pen drives e cartões de memória.
O rádio da Kenwood teve a maior potência de saída. Ou seja, nele, em um volume baixo, você já consegue ouvir bem o que estiver tocando. O Pionner DEH-1580UB, por sua vez, teve a menor taxa de ruído, com som mais claro e sem interferências.
Se você tem muitos CDs arranhados, prefira os rádios Pioneer e Positron. Eles conseguiram ler uma maior quantidade de CDs com defeito. Mas o AR70 foi o que melhor reproduziu o CD de teste com defeito.