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Latin NCAP: Ford Ranger recebe três estrelas para passageiro adulto

14 abril 2016
Latin cap

14 abril 2016

Nesta fase do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina a pick up Ford Ranger recebeu três estrelas para a proteção do ocupante adulto. Confira os primeiros resultados das avaliações feitas com o novo e mais exigente protocolo do teste de colisão.


Os últimos resultados dos testes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira, apontam três estrelas para a proteção do ocupante adulto para a pick up Ford Ranger. Estes resultados são os primeiros das avaliações feitas com o novo e mais exigente protocolo apresentado recentemente.


A nova Ford Ranger, que acabou de ser lançada, produzida na Argentina, alcançou três estrelas quanto à proteção do ocupante adulto e quatro estrelas em relação à proteção do ocupante infantil. 


A pick up foi submetida a testes de impacto frontal e lateral e, em ambos os casos, ofereceu boa proteção para os ocupantes adultos e infantis. 


A Ranger dispõe de ancoragens ISOFIX, cintos de três pontos em todos os assentos e a possibilidade de desativar o airbag quando instalado um sistema de retenção infantil olhando para trás no banco do acompanhante.


A Ranger avaliada não conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, exigido como requisito pelo Latin NCAP. O teste de poste não foi feito. Esses dois motivos explicam por que a Ranger não obteve um melhor resultado quanto a proteção do ocupante adulto.



Organizações de defesa do consumidor da América Latina, entre as quais a PROTESTE, estão pedindo aos fabricantes que produzam carros tão seguros quanto os europeus para o mercado latino-americano. Entidades do Brasil, Argentina, Chile, México e Peru também pedem a exigência da obrigatoriedade do Controle Eletrônico de Estabilidade nos automóveis. 


A PROTESTE está com a campanha Carro sob Controle para que até o final de 2017 todos os veículos fabricados no Brasil já saiam de fábrica com o sistema, em todas as versões e modelos comercializados.


Novos Protocolos de Avaliação

Em 2016, o Latin NCAP introduziu uma expansão significativa das avaliações dos veículos. Os requisitos são, agora, mais exigentes para conseguir melhores resultados de estrelas. 


Os veículos quatro e cinco estrelas precisam contar com ESC e ultrapassar o teste de rendimento. Os carros cinco estrelas são os que demostram um bom desempenho em impacto frontal, lateral, de poste e precisam ser aprovados nos testes ESC. 


Os veículos quatro estrelas têm que mostrar um bom desempenho em impacto frontal e lateral e passar no teste ESC. Todos os modelos devem ter um bom desempenho em impacto lateral, visando manter o mesmo nível proporcionado com o protocolo anterior. 


Os carros que mostrarem rendimentos zero estrela nos testes de impacto frontal ou lateral terão um resultado total de zero estrela. 


O impacto lateral conta, também agora, com sistemas de retenção infantil e dois dummies criança, como no teste de impacto frontal, avaliados com o objetivo de comprovar a proteção oferecida às ocupantes crianças em impactos laterais.


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