Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Latin NCAP: Ford Ranger recebe três estrelas para passageiro adulto
Nesta fase do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina a pick up Ford Ranger recebeu três estrelas para a proteção do ocupante adulto. Confira os primeiros resultados das avaliações feitas com o novo e mais exigente protocolo do teste de colisão.
 
14 abril 2016 |

Os últimos resultados dos testes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira, apontam três estrelas para a proteção do ocupante adulto para a pick up Ford Ranger. Estes resultados são os primeiros das avaliações feitas com o novo e mais exigente protocolo apresentado recentemente.

A nova Ford Ranger, que acabou de ser lançada, produzida na Argentina, alcançou três estrelas quanto à proteção do ocupante adulto e quatro estrelas em relação à proteção do ocupante infantil. 

pick up foi submetida a testes de impacto frontal e lateral e, em ambos os casos, ofereceu boa proteção para os ocupantes adultos e infantis. 

A Ranger dispõe de ancoragens ISOFIX, cintos de três pontos em todos os assentos e a possibilidade de desativar o airbag quando instalado um sistema de retenção infantil olhando para trás no banco do acompanhante.

A Ranger avaliada não conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, exigido como requisito pelo Latin NCAP. O teste de poste não foi feito. Esses dois motivos explicam por que a Ranger não obteve um melhor resultado quanto a proteção do ocupante adulto.

Organizações de defesa do consumidor da América Latina, entre as quais a PROTESTE, estão pedindo aos fabricantes que produzam carros tão seguros quanto os europeus para o mercado latino-americano. Entidades do Brasil, Argentina, Chile, México e Peru também pedem a exigência da obrigatoriedade do Controle Eletrônico de Estabilidade nos automóveis. 

A PROTESTE está com a campanha Carro sob Controle para que até o final de 2017 todos os veículos fabricados no Brasil já saiam de fábrica com o sistema, em todas as versões e modelos comercializados.

Novos Protocolos de Avaliação

Em 2016, o Latin NCAP introduziu uma expansão significativa das avaliações dos veículos. Os requisitos são, agora, mais exigentes para conseguir melhores resultados de estrelas. 

Os veículos quatro e cinco estrelas precisam contar com ESC e ultrapassar o teste de rendimento. Os carros cinco estrelas são os que demostram um bom desempenho em impacto frontal, lateral, de poste e precisam ser aprovados nos testes ESC. 

Os veículos quatro estrelas têm que mostrar um bom desempenho em impacto frontal e lateral e passar no teste ESC. Todos os modelos devem ter um bom desempenho em impacto lateral, visando manter o mesmo nível proporcionado com o protocolo anterior. 

Os carros que mostrarem rendimentos zero estrela nos testes de impacto frontal ou lateral terão um resultado total de zero estrela. 

O impacto lateral conta, também agora, com sistemas de retenção infantil e dois dummies criança, como no teste de impacto frontal, avaliados com o objetivo de comprovar a proteção oferecida às ocupantes crianças em impactos laterais.

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).


Leia também

taxa-juros
guia-supermercados
teste-carros-um
mudancas-afetam-bolso

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.