Notícia

Mãos livres com bluetooth

22 agosto 2012
Carro som

22 agosto 2012

Saiba configurar essa prática função do som do seu carro.

Boa parte dos modelos de sons para carro já oferece a tecnologia bluetooth. Não sabe o que é? A gente explica. É uma tecnologia sem fio que permite a troca de informações entre telefones celulares por meio de uma frequência de rádio de curto alcance. Nos rádios para carro a função bluetooth tem duas finalidades: direcionar a conversa do celular para os autofalantes do veículo e ouvir músicas com um MP3-player que tenha essa função.

Como emparelhar

Para que essas duas funções trabalhem perfeitamente é preciso “emparelhar” o celular com o som do carro. Veja um passo a passo que vale para a maioria dos dispositivos:

  • Para o emparelhamento acontecer é necessário que a opção bluetooth esteja ligada no celular. Depois, essa mesma opção deve ser localizada e ativada no rádio, geralmente, há um botão chamado BT. Quando as duas opções estiverem ativadas e o celular próximo ao rádio, aproximadamente um metro, eles se emparelharão.
  • Para usar os autofalantes e o microfone (é instalado junto com o rádio) em uma conversa telefônica, basta que o telefone esteja sincronizado com o rádio. Assim que você receber uma ligação, o som cortará a música e soará um alerta de que há uma ligação recebida.
  • Para atender, basta pressionar o botão de atendimento no próprio rádio. Essa opção varia de rádio para rádio, por isso é interessante ler o manual de instruções para saber como operar.
  • Para realizar uma ligação, basta localizar o contato no próprio rádio.
  • Para emparelhar os MP3-players o procedimento é o mesmo dos celulares. Entretanto, é preciso que o player tenha a opção Bluetooth A2DP.

Vale registrar que alguns sons de carro pedem uma senha no momento do emparelhamento. Para saber qual senha é essa, você deve consultar o manual de instruções. Depois de emparelhado pela primeira vez, os registros do celular ficam guardados no rádio e a identificação é automática da próxima vez, desde que o aparelho esteja configurado da mesma maneira. Cada rádio tem um limite de aparelhos que ficam memorizados.


Imprimir Enviar a um amigo