Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Taxa de câmbio cobrada pelo cartão será a do dia da compra
Atualmente gastos feitos na função crédito do cartão são descontados pelo câmbio do vencimento da fatura
29 novembro 2018 |
cambio-cartao

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 28 de novembro, que futuramente será regra, compras feitas por meio do cartão de crédito no exterior considerarão o valor da cotação no dia do gasto. Atualmente o valor do câmbio é referente ao dia do vencimento da fatura.

Desde 2016, o Banco Central tinha aberto a possibilidade dos bancos cobrarem também o câmbio referente ao dia da compra. Porém, a aderência por parte das instituições financeiras foi baixíssima, e com isso forçou-se para que seja regra.

Entretanto, para que a nova regra passe a valer, é preciso que ainda seja regulamentada. Ainda não foi apontada uma estimativa para este tempo.

A PROTESTE já se posicionou diversas vezes sobre esse tema e vê como uma vitória para o consumidor essa determinação do Banco Central. A regra atual é bastante desvantajosa, uma vez que o gasto fora do país fica muito imprevisível. Muitas vezes a data de vencimento da fatura é distante de quando se fez a compra, e a taxa de câmbio já mudou bastante.

Vai viajar pra fora e quer comprar moeda pela menor cotação? Veja aqui

Entretanto, é preciso que essa regulamentação seja feita o quanto antes, e não siga o exemplo de tantos benefícios para o consumidor que foram perdidos no meio do caminho por falta de regulamentação. Como foi o caso da blindagem dos fundos de previdência privada. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

casal-sonhando
cartão-santander
taxa-juros

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.