Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Bancos podem bloquear cartões de crédito por risco de inadimplência 

Instituições financeiras estão mais rigorosas com a aprovação e a manutenção de limites de crédito. 

19 junho 2017 |
PIM_Cartão-de-crédito2

Com a alta taxa de endividamento, algumas instituições financeiras confirmaram que andam mais criteriosas na aprovação de limites de crédito para novos clientes. Mas os antigos também podem ser afetados, tanto que os cartões de alguns deles estão sendo bloqueados. A justificativa dos bancos é evitar prejuízos com a falta de pagamento.  

No Bradesco, o bloqueio causado por atraso no pagamento aumentou. Apenas o Banco do Brasil e o Itaú já retiraram 1,2 milhão de cartões de crédito do mercado.

A Caixa foi a única que teve leve alta nas contratações no primeiro quadrimestre de 2017, embora ainda conte com uma carteira menor de clientes nesse segmento. 

 

pimcartao-de-credito3

 

Bancos descumprem CDC 

Vale lembrar que as instituições financeiras são livres para cancelar o crédito concedido aos seus clientes a qualquer momento. No entanto, devem avisá-los previamente sobre esse corte. O problema é que muitos consumidores estão sendo surpreendidos com o bloqueio de seus cartões, sem serem comunicados, o que caracteriza descumprimento do artigo 60 Código de Defesa do Consumidor por parte dos bancos. Além disso, quando o consumidor tenta utilizar o cartão e percebe que ele foi bloqueado, pode pleitear danos morais, devido ao constrangimento que sofreu. 

Se você tiver o seu cartão de crédito bloqueado sem ser avisado, procure nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Ligue para 0800-282-2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular) ou envie sua queixa por meio de nosso canal Reclame: proteste.org.br/reclame. 

Caso esteja com dificuldades para quitar o débito no cartão de crédito, uma boa alternativa é aprender a gerenciar melhor seu orçamento doméstico. Com nosso curso on-line sobre Finanças Pessoais, do Programa PROTESTE EDUCA, você aprende noções básicas sobre o controle pessoal de gastos, o que poderá ajudá-lo a acabar com as dívidas e evitar novas. E o melhor: é de graça! 

 

pimbanner---proteste-educa-2

 

 

Leia também

conta
preco-galaxy-s7
alimentação
distrato

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.