Notícia

Básico ou diferenciado?

03 maio 2012

Conheça os tipos e características dos cartões analisados.

Há dois tipos de cartões: os básicos e os diferenciados. Cada um exige uma renda, ou seja, antes de contratar, você deve analisar a sua e optar pela anuidade que mais lhe agradar. Seguindo a regulamentação do setor, os cartões básicos são os mais baratos e custam no máximo R$ 70. Entre os diferenciados, há opções para todos os bolsos, sendo que os cartões para alta renda (como os platinum) são os mais caros.

O cartão de crédito básico é exclusivo para o pagamento de compras, contas ou serviços, e não oferece clube de vantagens ou benefícios. Pode ser nacional ou internacional. E sua anuidade deve ser o menor preço cobrado pela emissora entre todos os cartões por ela oferecidos.

Já os cartões diferenciados não têm esse nome à toa. Eles contam com um clube de recompensas ou benefícios, coisa que os cartões básicos não oferecem. No sistema de recompensas, seus gastos podem ser transformados em pontos, que podem ser revertidos em produtos ou em programas de milhagens de companhias aéreas. Em alguns casos, é possível reverter o bônus em crédito ou em descontos para determinadas compras. Vários contam com seguros gratuitos; outros oferecem assistência viagem; e alguns disponibilizam assistência residencial e veicular.

Se você pesquisar na Internet antes de contratar, verá que alguns bancos não fazem a divisão entre os cartões básicos e diferenciados – e as financeiras analisadas também não seguem a regra. E se você for pessoalmente ao banco para fazer o seu cartão, saiba que a instituição é obrigada a oferecer o tipo básico.