O Nubank, start-up que opera um cartão de crédito Mastercard, totalmente on-line, sem tarifas e anuidade, lançou recentemente um programa de fidelidade para seus clientes: o Nubank Rewards. Contudo, por enquanto, ele está disponível somente para convidados. A empresa abriu cadastro para consumidores que tenham interesse em fazer parte dele e aceitem pagar uma anuidade de R$ 190 ou 12x de R$ 19. É isso mesmo! Quem não aderir e quiser utilizar somente o cartão pode ficar tranquilo, pois continuará isento de tarifas e anuidade.
Cada Real gasto com qualquer tipo de compra é convertido em um ponto, registrado e acumulado em tempo real. Ou seja, ao fazer uma compra, o Nubank lança a pontuação na fatura referente ao mesmo valor. Se os gastos forem em dólar, o valor é convertido em tempo real, porém a pontuação final aparece apenas quando a fatura for fechada. E você não precisa aguardar um determinado período para que o saldo seja atualizado e pode monitorá-lo usando um aplicativo. Além disso, os pontos não expiram, a não ser que você cancele o serviço. Todos os clientes terão 30 dias grátis para testar o Rewards e é possível cancelar a assinatura a qualquer momento pelo próprio app antes do fim desse prazo.
Com seus pontos, o cliente pode, por exemplo, usá-los em viagens (passagem e hotel) e produtos e serviços de empresas parceiras, como Uber, Spotify, Amazon e Netflix. Para cada tipo de produto ou serviço, é necessário ter uma pontuação mínima.

Avalie este exemplo: para fazer uma viagem mensal de Uber no valor de até R$25, você precisa acumular 2,5 mil pontos no mês. Ou seja, primeiro seria necessário ter um gasto de 2,5 mil reais no mês com o cartão. Se a ideia for “apagar” da fatura uma compra de até R$ 30 reais feita na Amazon, será imprescindível ter 3 mil pontos, ou seja gastar R$ 3 mil reais no cartão no mês.
Mas compensa?
Depende do valor que você costuma gastar na fatura no cartão. Segundo a própria start up, o programa é mais indicado para clientes que gastam, ao menos, R$ 1,6 mil mensais no cartão de crédito. Este é o mínimo para o cliente receber de volta o valor pago com a anuidade. “Para compensar o pagamento da anuidade, o ideal é que os benefícios sejam maiores do que o valor pago. O problema é que a carteira de empresas parceiras ainda é muito restrita”, aponta nossa pesquisadora Renata Pedro. Portanto, não vemos vantagem no Rewards em relação aos outros já existentes.
A especialista alerta os consumidores para a taxa de conversão dos pontos do cartão, que é muito baixa e pode passar despercebida. “Tem gente que confunde e acha que, com 2 mil pontos, terá R$ 2 mil para gastar. Mas não é nada disso! É preciso considerar que a taxa de conversão é de 1% do valor, ou seja, nesse caso, R$ 20 de crédito”, explica Renata.

Se você tiver interesse em aderir a algum programa de fidelidade, existem outras opções mais vantajosas. “Há cartões que dão até 2,3 milhas a cada ponto acumulado e, em alguns, os pontos não expiram. Porém, cobram uma anuidade maior por isso”, ressalta.
Contudo, também é possível encontrar cartões sem anuidade e que cobram taxas semelhantes à do Rewards, como o Santander Free e o BB Ourocard. O Santander Free é isento de anuidade, se você gastar, no mínimo, 100 reais por mês. Em ambos os cartões, os pontos podem ser trocados por diversos produtos e também são convertidos em milhas aéreas.
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