Notícia

Caixas e bancos 24 horas: nem sempre dia e noite

02 abril 2012

02 abril 2012

Mais da metade dos terminais que visitamos estavam em lojas que não funcionam 24 horas e o consumidor acaba ficando na mão.

A PROTESTE visitou terminais eletrônicos 24 horas, nos quais é possível fazer saques a qualquer hora do dia e da noite, em oito bairros da cidade de São Paulo. Os objetivos do levantamento eram saber se eles funcionam mesmo dia e noite, em dias úteis e fins de semana, e se estão realmente localizados nos endereços ou estabelecimentos indicados no site da rede 24 horas (Tecban).

Em dias de semana, fizemos 23 visitas no total e em 11 situações eles estavam funcionando normalmente. Por outro lado, em mais da metade delas (12), não foi possível utilizar os caixas. Na maioria desses casos, os estabelecimentos que tinham caixas 24 horas estavam fechados, ou seja, não eram 24 horas, o que impediu o uso.

Também constatamos problemas com rede fora do ar e falta de cédulas em outros exemplos.

Fim de semana é o período mais crítico

É importante ressaltar que 75% das tentativas frustradas aconteceram no final de semana, após às 22 horas. O site da Tecban, porém, não indica o horário de abertura e fechamento desses estabelecimentos, para facilitar a vida do cliente. Esta é uma falha de informação que pode levá-lo ao erro na hora de procurar por esses serviços. Em um dos casos, não conseguimos localizar um terminal seguindo o endereço que constava no site.


Imprimir Enviar a um amigo