Conta corrente: você não tem que pagar por ela
Pouca gente sabe, mas é possível realizar transferências, utilizar cheques e cartões sem que seja necessário desembolsar qualquer quantia por esses serviços.
Ter uma conta corrente não vinculada a um pacote de serviços é um direito garantido pelo Banco Central. Isso significa que o correntista pode usufruir gratuitamente dos serviços tidos como essenciais, sendo essa uma boa alternativa para quem faz transações bancárias básicas. Ao usar mais do que é oferecido, paga-se separadamente por cada transação.
Entre os serviços chamados essenciais, estão:
- Fornecimento de cartão de débito
- Fornecimento de dez cheques por mês
- Segunda via do cartão de débito
- Realização de até quatro saques por mês
- Realização de consultas pela Internet
- Realização de duas transferências, por mês, entre contas na própria instituição
- Compensação de cheques
Outra maneira de ficar livre das tarifas é contratar uma conta digital, cujo uso é restrito à Internet e ao caixa eletrônico. Ela é ideal para quem está acostumado a utilizar essas ferramentas e, no caso de contato via telefone ou na agência, há cobrança de taxa. Instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú possuem essa modalidade.
Por outro lado, se você faz constantes visitas à agência e realiza um alto volume de transações do tipo DOC/TED, talvez seja melhor escolher uma conta que traga um pacote de serviços. Os valores variam R$ 5,60 a R$ 65. Como os bancos têm a obrigação de divulgar o valor das taxas cobradas, além de deixar claro quais serviços estão incluídos nos pacotes disponibilizados, fique de olho nessas informações e prefira a conta mais adequada às suas necessidades.