Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Novas regras para o cheque especial
Devido a pressão do Banco Central para que os bancos diminuam os juros praticados para o consumidor, a Febraban anunciou que a partir de julho novas regras vigorarão para o cheque especial. A partir deste mês será criado um alerta dos bancos para os consumidores, informando sobre a contratação do produto.
25 abril 2018 |
cheque-especial-novas-regras

A principal mudança é que se o consumidor usar mais de 15% do limite do cheque especial disponível por 30 dias, o banco deverá oferecer uma alternativa mais barata para parcelar essa dívida. Cabe ao consumidor aceitar ou não a proposta. Em caso de negativa, o banco deverá apresentar uma nova proposta passados mais 30 dias.

Vale lembrar que o banco é livre para escolher qual alternativa deverá escolher, o que é certo é que as taxas de juros deverão ser menores. Esta nova regra passará a valer a partir do dia 1º de julho.

As mudanças lembram bastante as que tiveram com o cartão de crédito ano passado. Entretanto, assim como aquelas estão muito longe de resolver o problema do consumidor endividado. A nova modalidade de crédito a ser oferecida, fica a critério do banco, não existe qualquer limitação para a taxa de juros a ser efetivamente praticada.

Se a mudança no cheque especial seguir o exemplo das mudanças do cartão, a realidade é que os juros praticados ainda serão altos. 
Com isso o quadro de superendividamento dos consumidores ainda fica longe de ser resolvido.

 Cheque especial pode ser tornar um grande vilão.

Embora seja um serviço à parte, muitos usuários consideram o cheque especial um serviço integrante das contas correntes e usam como extensão de renda, por isso, ele segue como uma das modalidades de crédito mais utilizadas por correntista que excedem o limite do orçamento no final do mês. Isso acontece porque não é cobrada nenhuma taxa extra pela contratação do serviço e porque ele pode ser utilizado sem qualquer solicitação direta ao banco.

Alertamos, porém, que devido aos altos juros, o cheque especial deve ser evitado ao máximo, só sendo utilizado em situações de extrema emergência e de preferência com um planejamento para quitar a dívida o quanto antes, de uma só vez A melhor maneira do consumidor se proteger deste risco é, de fato, não utilizar o cheque especial, evitando com isso a formação do saldo devedor e do acúmulo dos juros.
 

Nos casos de correntistas com dificuldades de manter controle ao usar o cheque especial, a nossa dica da é pedir ao banco o cancelamento deste recurso, uma vez que nenhum cliente é obrigado a ficar atrelado a um contrato que prejudique as suas finanças.

Lembrando que os juros praticados no empréstimo pessoal são mais baratos do que os cobrados no cheque especial.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

conta-corrente-como-abrir
cartoes-de-credito-qual-o-melhor
taxa-juros

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.