Notícia

PROTESTE vê com cautela abertura de conta corrente e poupança pela Internet

26 abril 2016
conta corrente internet

26 abril 2016

Apesar de mais prático, é preciso ter certeza de que seus dados estarão protegidos. Veja quais serão as regras e os cuidados você deve ter para garantir sua segurança.


A possibilidade de abertura e encerramento de conta bancária por bancos que tenham interesse em oferecer essa modalidade é vista com cautela pela PROTESTE."É preciso garantir que dados não sejam usados  indevidamente por terceiros para abrir conta em nome do consumidor", observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.


A medida aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e anunciada ontem (25) pelo Banco Central prevê diferentes procedimentos tecnológicos que os bancos poderão adotar para evitar fraudes e lavagem de dinheiro. A identificação poderá ser feita, por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem e de voz. Os bancos também podem solicitar uma fotografia, ou, ainda, exigir o uso do certificado digital. 



Recursos tecnológicos auxiliam na segurança 


A  chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Silvia Marques, entende que há mecanismos de tecnologia que permitem várias checagens além do contato presencial, inclusive checar o  local onde está o novo cliente por meio de GPS, analisar quanto tempo existe a conta de e-mail da pessoa, por exemplo. 


PROTESTE questiona bancos sobre cobranças abusivas de tarifas de contas digitais 


Para abrir uma conta de pessoa física hoje,  é necessário levar pessoalmente ao banco documento de identificação (RG ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação); CPF e comprovante de residência. É assinado contrato para adesão a um dos tipos de conta oferecidos pela instituição e feito cartão de assinatura do correntista.



Atuais regras para abertura de conta permanecem 


Com exceção da flexibilidade do comparecimento presencial a uma agência, de acordo com o Banco Central, todas as demais regras para a abertura de contas bancárias continuarão em vigor, como veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, além da prevenção de lavagem de dinheiro e terrorismo. 


As contas abertas pela internet têm regras semelhantes as das contas abertas presencialmente, incluindo as normas relativas à situação cadastral, tarifas, fornecimento de informações cadastrais, e a adequação de produtos e serviços financeiros. 


Na dúvida entre qual o melhor tipo de conta? Acesse gratuitamente o simulador da PROTESTE, informe seu perfil de uso e descubra a as opções de conta mais vantajosas para você:


COMPARAR CONTAS BANCÁRIAS 


Para a PROTESTE, a abertura de conta sem ir à agência é uma tendência a ser seguida, desde que haja total segurança para o consumidor. Hoje, é possível ter uma conta corrente movimentada exclusivamente por canais eletrônicos (internet e caixas eletrônicos). As compras online também são rotina, sem a necessidade de se ter que ir a uma agência pagar por isso; e abrir uma conta corrente pela internet vai nesta mesma direção. 


O processo vai facilitar economizando o tempo de quem não consegue ir à agência. Além disso, pode contribuir para a inclusão de pessoas que hoje não têm conta.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo