Notícia

Taxas bancárias precisam melhorar

25 setembro 2012

25 setembro 2012

Nossa pesquisa revelou que a maioria dos consumidores não está satisfeita com os altos valores cobrados pelas instituições bancárias.

Atualmente viver sem ter uma conta bancária é tarefa quase impossível, Entretanto, para muitos brasileiros as taxas praticadas pelas instituições financeiras são abusivas e não valem a pena, apesar da praticidade e segurança que os bancos oferecem aos seus clientes.

Na pesquisa realizada pela PROTESTE para medir a satisfação bancária no Brasil, concluímos que os consumidores não estão satisfeitos com taxas, condições financeiras e valores das tarifas cobrados pelos serviços bancários. E os serviços melhores avaliados foram relacionados à parte operacional.

A maioria dos problemas relatados acontece pelo desacordo com as taxas cobradas e com a obrigação de contratar outros produtos além daquele de interesse. Também constatamos que, apesar de 71% dos entrevistados terem uma vida profissionalmente ativa e capacidade para honrar suas contas, muitas pessoas não sabem o quanto gastam para ter uma conta em banco, e também não fazem um bom uso do crédito.

Veja abaixo algumas dicas para você evitar problemas com as instituições bancárias:

Cobrança de tarifas:

  • Fique atento com as cobranças de tarifas, entre os que declararam pagar tarifas para ter a conta, o gasto médio registrado foi de R$ 54,93.

Cartão de crédito:

  • Mais da metade dos entrevistados possui dois cartões de crédito e 21% entram no crédito rotativo. Esse dado preocupa por causa dos juros elevados, que podem chegar a quase 900%.

Empréstimos:

  • Segundo a pesquisa da PROTESTE, 45% dos entrevistados declararam possuir um empréstimo pessoal e 23% que declararam possuir um empréstimo também possuem um segundo empréstimo, geralmente para refinanciar o primeiro empréstimo ou outras dívidas.

Como fizemos o estudo de satisfação bancária: Enviamos questionários para consumidores acima de 18 anos, entre novembro e dezembro de 2011, no total 5.095 clientes de bancos participaram da pesquisa. Nosso objetivo foi mapear a satisfação dos entrevistados em relação aos serviços bancários. Avaliamos custos, informações, retorno dos problemas relatados, atendimento aos clientes e facilidades de serviços como conta corrente, conta poupança, cartão de crédito, crédito imobiliário e crédito pessoal.


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