Notícia

Quais são as opções de aquisição

29 julho 2010

29 julho 2010

Existem três alternativas para a compra da sua casa. Conheça qual se adequa melhor a você

Existem três tipos de modalidade para você adquirir um imóvel. Elas se diferenciam basicamente conforme o valor da propriedade. Veja o perfil de cada uma:

Financiamento

Sistema Financeiro da Habitação (SFH) – Usa recursos da poupança e do FGTS. Os bancos são obrigados a ofertar se limitando a regras já estipuladas, como juros máximos de 12% ao ano + TR. Só está disponível para imóveis de até R$ 500 mil.

Carteira Hipotecária (CH) – É sempre destinada para imóveis acima de R$ 500 mil. Não tem limitação da taxa de juros.

Além dessas modalidades, existia até recentemente o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Nele, os bancos têm plena liberdade de estipular prazos, juros e qualquer parâmetro, pois usam recursos próprios. Esse sistema não conseguiu vingar e não é mais encontrado no mercado.

Outras opções

Compra na planta – é geralmente a forma mais acessível quando a pessoa não tem o valor da entrada de um imóvel pronto e pode esperar alguns anos para morar nele.

Consórcio – este modelo é mais conhecido para automóveis. Nele, as pessoas se reúnem em grupos, pagando cotas mensais e realizando assembleias, quando pelo menos um cotista é sorteado. Existe ainda a possibilidade de aquisição por meio de um lance: quem fizer a maior oferta é contemplado. Apesar do consórcio não ser exatamente um financiamento, visto que envolve o sorteio, há quem use esta opção.


Imprimir Enviar a um amigo