Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Invista em uma casa ecológica
Use melhor os recursos da natureza e ainda reduza o valor de suas contas.
 
19 abril 2012 |

Ter uma casa ecoeficiente traz lucro para o meio ambiente e também para o seu bolso, como economia nas contas de água e luz. Então, se você está prestes a construir sua moradia, converse com o arquiteto responsável para que ele utilize recursos que vão auxiliar no isolamento térmico, na ventilação e no aproveitamento da água. Veja algumas sugestões:

Para o isolamento térmico – Nas paredes, use pedras e tijolos maciços, que deixam a casa mais fresca nos dias de calor intenso, reduzindo o consumo de ventilador e ar condicionado. Outras opções: parede de trombe (constituída por vidro exterior, uma caixa de ar e uma parede de inércia térmica, como tijolo maciço ou pedra), que acumula calor do sol durante o dia e o transmite para o interior à noite; telhas termacústicas e de cor branca, que refletem os raios solares; e vidros duplos, que têm efeito isolante.

Para aumentar a ventilação – Colocação de janelas em lados opostos da casa, para promover correntes de ar, e optar por pé direito alto.

Para aproveitar melhor a água – Instale painéis solares com reservatórios de água (a água do banho fica quente sem necessidade de usar chuveiro elétrico ou aquecedor a gás); inclua um sistema para captação de água da chuva, que pode ser usada na irrigação do jardim e na máquina de lavar roupa; e projete cisternas para armazenamento das águas cinzas (provenientes da pia do banheiro, do chuveiro, da máquina de lavar e do tanque), que poderão ser reutilizadas no vaso sanitário, para regar plantas e lavar pisos.

 

Leia também

taxa-juros
blackfridaynote
economia-eletrodomesticos-1
compra-de-carro (1)

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.