Notícia

Confira as novidades do Imposto de Renda 2014

19 março 2014

19 março 2014

O prazo vai até 30 de abril e este ano também está permitida a entrega por meio de tablets e smartphones utilizando o aplicativo APP Pessoa Física lançado pela Receita Federal.

A temporada 2014 de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) começou no dia 6 de março e será encerrada no dia 30 de abril. E uma das novidades para este ano é a possibilidade de entrega por meio de tablets e smartphones com o auxílio do aplicativo APP Pessoa Física.

A partir deste ano as empresas poderão entregar aos seus funcionários arquivos digitais contendo informações dos comprovantes de rendimentos, mas ainda não é obrigatório. Por isso, é fundamental que o funcionário procure estas informações junto ao departamento de recursos humanos da empresa.

Além disso, os planos de saúde também poderão oferecer para os clientes os arquivos digitais contendo informações dos pagamentos referentes às faturas, serviços e reembolsos. E o contribuinte poderá salvar as informações no computador e importar os dados ao preencher a sua declaração.

Os contribuintes poderão optar também pela declaração pré-preenchida. Para isso é necessário que o contribuinte tenha declarado o Imposto de Renda no ano passado, possua o certificado digital e não tenha caído na malha fina. Porém, nesta modalidade a responsabilidade de envio dos dados é inteiramente do contribuinte. Por isso, lembre-se sempre de conferir os dados antes de enviar o arquivo.

Para quem preferir entregar a declaração por meio de tablets e smartphones, esta modalidade é denominada de m-IPRF e pode ser acionada por meio do aplicativo APP Pessoa Física. 

O aplicativo para tablets e smartphones está disponível nas lojas Google play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS. A dica da PROTESTE é sempre salvar uma cópia e depois imprimir o comprovante de envio em um computador.

Para o contribuinte que sair do país, a novidade é que agora ele poderá gerar um comunicado pelo aplicativo de Comunicação de Saída Definitiva do País 2014 ou pelo Programa IRPF 2014. O comunicado da Condição de Não Residente para ser entregue às suas fontes pagadoras, informando a data de saída do Brasil. 

Baixe o app para Android.

Baixe o app para iOS.

Confira a tela principal do aplicativo APP Pessoa Física.

app-receita

Imprimir Enviar a um amigo