Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

IR: Investir o dinheiro da restituição pode ser boa alternativa
Por menor que seja o valor recebido, evite gastar à toa. Em vez disso, escolha opções capazes de fazer o dinheiro render.  
09 novembro 2017 |
Finanças
A Receita Federal liberou ontem consulta ao penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda (IR). Se você está entre os contemplados, ou vai receber a restituição no próximo mês, que tal pensar em dar um bom destino ao seu dinheiro? Assim, você protege seu orçamento e pode sonhar com futuras realizações. Veja aqui algumas dicas: 
 
  • Se está endividado, o melhor é tentar negociar as dívidas e quitá-las. Se está com as contas em dia, mas sem respiro, pense em constituir uma reserva de emergência – aquele dinheiro que só deve ser utilizado no caso de uma situação inesperada como desemprego, doença... Como o próprio nome diz, para uma emergência.
  • O valor dessa reserva deve corresponder a, no mínimo, seis meses do rendimento da sua família. Mas o ideal é que seja de até um ano para dar tempo da família se restabelecer da situação de emergência. O dinheiro recebido foi pouco? Sem problemas. Não é preciso muito para dar esse primeiro passo. Para começar a reserva de emergência, aposte em fundos de renda fixa e na poupança, que são aplicações de alta liquidez e baixo risco.
  • Se não tem dívidas e já possui a reserva de emergência, é hora de começar a investir com o intuito de concretizar os projetos que tanto sonha. E o melhor investimento depende do seu objetivo. Se pretende fazer uma viagem daqui a um ano, diversifique entre fundos de renda fixa, CDB ou LCI. Para dar entrada em um apartamento daqui a três anos, vale apostar nos fundos e também em CDB, LCI e títulos públicos.
  • E atenção: fuja de fundos com taxa de administração acima de 2%, porque, a partir disso, as chances de o fundo render menos que a poupança é grande. Com até R$ 500 é possível ter interessantes opções de rendimentos com CDBs e fundos de investimento. E lembre-se: o valor não é desculpa para você deixar de investir e usar o dinheiro para algo que realmente precisa no futuro.
  • Se possível, aproveite ainda para investir em cursos que podem ajudar você aprimorar o conhecimento e, consequentemente, melhorar suas chances no mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo?
Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

Zoom de cartão de crédito
economizar
conta
Consumidor confuso

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.