A Receita Federal abriu, a partir das 9h desta segunda-feira, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de abril, referente aos exercícios de 2008 a 2017.
Se você já caiu na malha fina, mas, posteriormente regularizou sua situação com a Receita, essa é a hora de saber o quanto tem a receber.
Serão contemplados 78.519 contribuintes e o valor total a ser restituído no dia 16 de abril chega aos R$ 180 milhões.
Deste montante, mais de R$ 86,900 milhões são para contribuintes com preferência no recebimento: 17.754 idosos e 1.661 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Para realizar a consulta, acesse o site da Receita ou o aplicativo, que está disponível para smartphones e tablets e digite seus dados.Você também tem a opção de ligar para o Receitafone.
Tire todas as suas dúvidas sobre imposto de renda aqui
Fique atento aos prazos para resgatar o valor devido
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate neste período, deverá solicitar via internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx , no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF”.
Aproveite o dinheiro para reverter seu cenário econômico
Se você se enquadra no perfil a receber essa restituição, com certeza já conheceu de perto a fúria do leão. Portanto, além de ficar ligado para, na próxima vez, prestar informações de forma correta e dentro do prazo, recomendamos que utilize o montante restituído para acertar dívidas.
Se este não for o caso, uma boa opção é começar a formar uma reserva para emergências.
A PROTESTE sugere ainda, que você invista em aplicações que façam o seu dinheiro render. Isso pode te ajudar a atingir objetivos de pequeno, médio ou longo prazo. É possível começar pela poupança ou até mesmo apostar em opções mais rentáveis.
Pensando nisso, criamos um programa de educação financeira para você, que precisa recuperar o controle financeiro e não sabe por onde começar.
Acesse agora mesmo a nossa plataforma digital PROTESTE Educa e venha aprender por meio de casos reais e exercícios práticos. Diversas atividades interativas e recursos audiovisuais te esperam, além de claro, muito conhecimento.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).