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Perdeu o prazo de entrega do Imposto de Renda?

27 abril 2017

27 abril 2017

Atraso no Imposto de Renda implica em multas. Veja agora como regularizar sua declaração e evitar mais prejuízos.

O prazo final de entrega da declaração de Imposto de Renda 2017 é 28 de abril. E, quem perder o prazo para declarar, precisa regularizar a sua situação junto à Receita Federal. Não acertar as contas com o Leão implica em penas, como multas, processo administrativo e até mesmo prisão.

 

Como entregar o Imposto de Renda atrasado

O procedimento é o mesmo para quem faz a declaração normal: use o programa disponível na página da Receita Federal e faça o envio por meio dele mesmo.

Na hora de entregar a declaração, o software automaticamente calculará o valor de sua multa. Ele também permitirá que você já imprima o documento para pagamento da penalidade, o DARF.

 

Multa pode chegar a 20% do imposto devido

Se não há imposto devido, a multa é de R$ 165,74. Se há imposto devido, a multa é de 1% ao mês sobre esse valor, limitada a 20%. Além disso, são cobrados juros com base na Selic (taxa básica) enquanto durar o atraso.

Para quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda, e não entregar a declaração, a multa por atraso fica pendente até a regularização da situação.

 

Além da multa, o CPF do contribuinte fica com status de "pendente de regularização'' no ano seguinte, o que impede:

  • Emissão de passaporte;
  • Posse em concurso público;
  • Fazer empréstimos;
  • Obter certidão negativa no caso de venda de imóvel;
  • Problemas para movimentar a conta no banco.

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