PROTESTE solicita prazo para restituição do IR
Todo ano, milhares de pessoas correm no final de abril para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) no prazo. Entretanto, quando é o Governo Federal que tem a obrigação de restituir o que foi cobrado a mais, a pressa não é a mesma. Muitas pessoas têm de esperar meses até receber o que o governo lhes deve. Outras podem passar anos sem ter qualquer notícia desse dinheiro.
Ainda não há legislação estabelecendo um prazo para a Receita Federal fazer a restituição. Por isso, a PROTESTE enviou um ofício ao Secretário da Receita solicitando a edição de uma instrução normativa que determine esse prazo e a criação de um sistema telefônico de informação sobre as restituições. Veja abaixo, em documentos adicionais, a íntegra do ofício. E um modelo para você solicitar à Receita Federal informações sobre sua restituição, se ela ainda não tiver chegado.
Você pode encontrar mais informações sobre as dificuldades para obter a restituição do Imposto de Renda na revista PROTESTE n°8 (Outubro de 2002).