Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Último dia para a entrega da declaração de Imposto de Renda
Dentro de poucas horas se encerra o prazo para a entrega da declaração referente aos rendimentos de 2017. Veja quais são as consequências para quem perder o prazo.
30 abril 2018 |
ultimo-dia-IR-2018

Hoje às 23:59 a Receita encerra o prazo de entrega das declarações de imposto de renda referentes ao exercício de 2017.  

Se você ainda não entregou a declaração é hora de correr. Veja as consequências para quem não conseguir entregar a tempo: 

Multa: O valor dela dependerá de quanto tempo de atraso você efetivamente entregará. Se a entrega for feita até o dia 31 de maio, ou seja, último dia do mês posterior ao fim do prazo, ela é de 1% sobre o imposto devido ou R$ 165,75 (o que for maior). Até o último dia do segundo mês posterior 2% e assim sucessivamente. Se você tiver restituição a receber, a multa será deduzida do valor a ser recebido;

Processo administrativo: No caso do contribuinte não entregar a declaração mesmo que em atraso, estará sujeito a multas mais pesadas. E se ainda sim não acertar suas contas com o Leão, poderá ser processado de sonegação fiscal, o que no limite poderá acarretar em 2 a 5 anos de prisão, além da multa.

Quer preencher a declaração de forma rápida e sem erros? Conheça o nosso e-book.

Ou seja, não tem jeito, apesar de desagradável o acerto de contas com a Receita é inevitável. Fique atento ao imposto a pagar ou restituição a receber para cada modelo de declaração (completo ou simplificado).

Caso tenha imposto a pagar e ele for inferior a R$ 10, não estranhe o fato do programa não emitir o DARF para o pagamento. Para valores até esse limite, o valor devido será acumulado com o do ano seguinte, seja somado se for imposto a pagar, ou ser deduzido se for imposto a restituir.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

casal-sonhando
bitcoin-criptografia
seguro-carro-negado

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.