Hoje às 23:59 a Receita encerra o prazo de entrega das declarações de imposto de renda referentes ao exercício de 2017.
Se você ainda não entregou a declaração é hora de correr. Veja as consequências para quem não conseguir entregar a tempo:
- Processo administrativo: No caso do contribuinte não entregar a declaração mesmo que em atraso, estará sujeito a multas mais pesadas. E se ainda sim não acertar suas contas com o Leão, poderá ser processado de sonegação fiscal, o que no limite poderá acarretar em 2 a 5 anos de prisão, além da multa.
Quer preencher a declaração de forma rápida e sem erros? Conheça o nosso e-book.
Ou seja, não tem jeito, apesar de desagradável o acerto de contas com a Receita é inevitável. Fique atento ao imposto a pagar ou restituição a receber para cada modelo de declaração (completo ou simplificado).
Caso tenha imposto a pagar e ele for inferior a R$ 10, não estranhe o fato do programa não emitir o DARF para o pagamento. Para valores até esse limite, o valor devido será acumulado com o do ano seguinte, seja somado se for imposto a pagar, ou ser deduzido se for imposto a restituir.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).