Notícia

Brasil perde grau de investimento

10 setembro 2015

Em meio à crise econômica e política, o país teve sua nota de crédito rebaixada pela agência de classificação de riscos Standard & Poor's. Entenda o que isso significa na prática e até que ponto pode afetar o seu dia a dia.


A perda do título de grau de investimento pelo Brasil na última quarta-feira (9), significa muita coisa na teoria mas na prática nem tanto. A agência classificadora de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota do Brasil de BBB- para BB+ com perspectiva negativa.



Estrangeiros temem investir no país


Em tese significa muito porque o país perde o selo de bom pagador da agência, que é de grande reconhecimento mundial. Com isso, sobretudo os estrangeiros ficam mais temerosos em deixar seus investimentos no país. 


Investir em títulos de dívida de um país que não é grau de investimento significa um investimento especulativo e portanto avaliado com maior risco de não cumprimento do pagamento da dívida pelo país.


Na prática, a perda do título de grau de investimento pelo país já era uma tragédia anunciada. O país já sinaliza há tempos para o mundo um descompromisso com uma política fiscal mais austera, considerada necessária para enfrentar esse momento difícil de alta dívida pública e inflação.


Real tende a desvalorizar ainda mais

Com a perda de grau de investimento, o real mais uma vez tende a se desvalorizar frente a outras moedas. Apesar de ser uma tragédia anunciada, e muitos investidores estrangeiros já terem retirado suas reservas do país - vide a desvalorização do real nos últimos meses - o grau de investimento era importante para o Brasil. 


Grandes fundos internacionais possuem regras de que pelo menos duas grandes agências de risco considerem o país como bom pagador. Com o rebaixamento da Standand & Poor’s, ainda restam as avaliações da Fitch e da Moody’s que ainda classificam o país como grau de investimento.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!