Notícia

Como ler o prospecto de um fundo

30 julho 2015

30 julho 2015

Compare fundos lendo os prospectos rapidamente

Você quer evitar perder horas procurando informações essenciais para a avaliação de um fundo? Nós explicamos como encontrar rapidamente entre as muitas páginas do prospecto o que é o mais importante você saber antes de investir.

O primeiro ponto a olhar é o público alvo do fundo. Dependendo do que estiver nesse ponto, você já pode parar de ler a partir daí, porque muitos fundos não permitem a aplicação de investidores em geral. Quando este é o caso, normalmente o que vem escrito é que é restrito a fundos de investimentos ou investidores qualificados. Isso significa que não está aberto para pessoas físicas e por isso você não poderá investir.

Em seguida, chegou a hora de você entender no que o fundo se propõe a investir e quais os riscos que está sujeito. Para descobrir isso você deverá se atentar a alguns pontos como o objetivo e política de investimentos do fundo. No objetivo é descrito a meta do fundo como a intenção de acompanhar ou superar a variação de algum benchmark do mercado (como o CDI para os fundos de Renda Fixa, ou o Ibovespa e IBr-X para os fundos de ações) ou quais ativos o fundo deverá investir. A política de investimentos é um maior detalhamento do objetivo. Nela estão descritos os limites previstos para cada tipo de ativo na carteira de investimentos. Ou seja, até que percentual de cada ativo o fundo se propõe investir na sua carteira de investimentos. Através desses dois pontos do prospecto é possível verificar também se o fundo admite alavancagem, ou seja, se ele investe além do valor que possui no seu patrimônio. Quando um fundo é alavancado e o mesmo é mal sucedido, é possível que os cotistas percam mais do que originalmente investiram.

Outro ponto que deve ser visto com atenção ao ler o prospecto do fundo é a questão das taxas e custos do fundo. Por regra, todo fundo cobra taxa de administração e esta deve estar especificada no prospecto em base anual, embora sua cobrança seja feita proporcionalmente ao tempo que a pessoa permaneceu no fundo por dias úteis. Caso existam outras taxas, como a de performance, estas devem estar especificadas nessa parte do prospecto.

Por fim, outro ponto que deve ser destacado é o de regras de movimentação. Nesta parte devem constar os valores relativos a aplicação mínima inicial, adicional, resgate mínimo e saldo mínimo. As regras de emissão e resgate das cotas também devem constar nessa parte. Isto é, o prazo para converter o dinheiro investido em cotas, conversão do resgate, pagamento do resgate, e um eventual período de carência, caso exista.

Com posse dessas informações você poderá analisar e comparar fundos que você esteja pensando em investir. Depois de escolher o fundo, não deixe de fazer uma leitura mais cuidadosa de todo o documento.


Imprimir Enviar a um amigo