Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Como investir seu dinheiro em 2018
O ano pode parecer a princípio promissor, porém o investidor deve avaliar as incertezas no caminho, especialmente o cenário político
17 janeiro 2018 |
taxas
O investidor para ganhar bons rendimentos em 2018 deverá ousar mais. A taxa Selic, taxa que influencia indiretamente todas as taxas que definem as remunerações em renda fixa está em um período de mínima histórica, a 7% ao ano.

Ações

Apesar do cenário para a bolsa parecer favorável, principalmente comparado a um passado recente de um ano ou dois anos atrás, ainda sim 2018 é um ano de muitas incertezas. O aspecto político mais uma vez ganha destaque ao definir as perspectivas para o investimento em bolsa. A votação da Reforma da Previdência e as próprias eleições prometem ser grandes responsáveis em relação à atratividade da bolsa brasileira para os investidores estrangeiros e consequentemente para o rumo das cotações das ações. 

Os investidores agressivos, principalmente, tem boas possibilidade de obter bons rendimentos no caso do cenário político ser favorável. Para aqueles investidores moderados, aconselhamos apenas que uma pequena parte do capital seja investida em bolsa. Aliás, essa é uma premissa de ouro para investir, diversificar.

E lembre-se, especialmente em períodos de incerteza investimento em ações somente para o longo prazo, e entendemos com isso um período mínimo de cinco anos.

Quer começar a investir e não sabe como? Conheça nosso e-book 


Fundos de Investimento

A sugestão é realmente bem ampla considerando a variedade de classificações e tipos de fundos de investimento disponíveis no mercado. Mas a questão é que eles podem ser ótima opção nesse cenário de incertezas, uma vez que contam com gestores experientes que fazem acompanhamento diário da carteira e podem mudar sua composição conforme os acontecimentos e perspectivas irão se desenrolando ao longo do ano.

Para os mais conservadores, sugerimos uma parcela significativa do capital aplicada em fundos de Renda Fixa mais conservadores, com duração da carteira de baixa a média soberanos ou grau de investimentos. Para os investidores moderados, os recursos dessas classificações já citadas deve ser menor, e deve-se incluir os de duração baixa crédito privado, além dos soberanos e grau de investimento com duração longa. Para os investidores arrojados, incluem-se os fundos de renda fixa crédito privado com duração livre ou longa, além dos fundos de ações.

Além disso os fundos de investimentos são ótimos para quem precisa de liquidez, ou seja, ter o dinheiro disponível a qualquer tempo. Mas neste caso, opte pelos fundos na linha dos conservadores.

Tesouro Direto

Com a expectativa de crescimento do PIB projetada pelo mercado próxima a 3%, é provável que a inflação no ano tenda a crescer principalmente quando a comparada a de 2017 que foi extremamente baixa. Isso beneficia os títulos públicos atrelados a inflação como o Tesouro IPCA. Os com vencimentos mais longos prometem maiores rendimentos, mas em compensação são mais arriscados por ser mais difícil de prever o que ocorrerá com a taxa de juros. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

bitcoin-o-que-e
cartão-santander
cobertura-seguro-carro
casal-sonhando

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.