Tem crescido no Brasil o número de investidores que migraram dos bancos tradicionais para as corretoras e isso é bastante positivo.
Segundo um levantamento feito pela PROTESTE em agosto desse ano, comparou-se o desempenho dos fundos de investimentos e títulos de renda fixa com riscos semelhantes dos bancos tradicionais e de algumas corretoras, e os resultados mostraram que estas oferecem opções mais vantajosas. Os rendimentos das aplicações oferecidas pelas corretoras são maiores e mais acessíveis em relação ao valor inicial da aplicação.
Quer conhecer o CDB mais adequado para o seu perfil? Saiba mais
Entretanto, se o investidor já escolheu a corretora e depois encontrou outra que agradou mais, é possível mudar sem precisar resgatar nada.
É muito comum investir em títulos que os vencimentos sejam longos demais, ou que as ações em carteira não estejam no melhor momento para vender. Além disso, é possível que ao solicitar o resgate o investidor tenha que pagar taxas de corretagem ou seja tributado. Não é necessário nada disso, basta solicitar a transferência de custódia das suas aplicações.

O procedimento pode ser um pouco burocrático mas vale a pena. Primeiramente é preciso entrar em contato com a corretora em que se quer sair solicitando a transferência. Nesse momento é provável que tentem persuadir o investidor, fazendo com que fique ou dificultando o processo falando não ser possível. Entretanto, é preciso ser firme e mostrar que conhece os seus direitos.
A corretora deverá lhe informar o procedimento. Este pode variar de corretora para corretora, em geral é preciso preencher um formulário solicitando a transferência de custódia e encaminhar para a corretora de origem. É possível que seja solicitado reconhecimento de firma e envio por correios desse formulário.
É muito importante que quando for feita a solicitação que já se tenha aberto conta na corretora em que deseja migrar suas aplicações.
É possível que demore um tempo para processar o pedido, e ainda sim que tentem persuadi-lo novamente a continuar na corretora de origem (assim como ocorre com portabilidade de número de celular), mas depois de concluído o processo você deverá receber a confirmação por e-mail, e ter sua aplicação migrada para a corretora desejada. A confirmação por completo será feita quando as aplicações já estiverem disponíveis na conta da corretora em que você solicitou a transferência.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).