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Dicas da PROTESTE para quem já está planejando a próxima viagem

Em podcast da CBN, Henrique Lian orienta consumidores que usufruem de hotéis, restaurantes e alugam carros em momento de lazer

27 fevereiro 2020 |

A purpurina ainda nem desgrudou do corpo, as malas ainda não foram desfeitas, mas já tem muita gente programando a próxima viagem. Semana Santa vem aí e a PROTESTE já antecipa algumas dicas importantes para quem pretende se divertir longe de casa. Confira algumas dicas dadas por nosso diretor de relações institucionais Henrique Lian no Podcast Momento Proteste da CBN desta terça-feira. 

Extravio de bagagem em um hotel

O hotel responde pelo prejuízo, mas é importante ter em mãos um comprovante de que a sua bagagem ficou aos cuidados do hotel antes do check-in.  Ao contrário do que ocorre com as companhias aéreas, não há um valor fixo de reembolso. A avaliação é caso a caso. 

Cancelamento de hospedagem

Fique atento às regras quando fizer a reserva. Em caso de agendamentos por aplicativos, essa informação está exposta no momento do agendamento. Quando a reserva é feita com o hotel, vale o que é estabelecido pela casa.

Overbooking no hotel

Hotel vai ter que cumprir a obrigação, seja devolvendo o dinheiro, seja oferecendo um upgrade ou uma vaga em outro hotel da rede. Cabe ao consumidor aceitar ou não a proposta.

Couvert artístico e gorjetas

Tudo o que é cobrado em bares e restaurantes deve ser informado com antecedência, de forma clara e visível. O consumidor pode concordar ou não em pagar couvert artístico e os famosos 10% de gorjetas aos garçons. São taxas opcionais.

Overbooking no transporte terrestre

Assim como acontece no transporte aéreo, há casos de overbooking também no transporte terrestre. Caso venda mais passagem do que ônibus disponível, a companhia tem que oferecer outra opção ao consumidor, que pode ou não aceitar a oferta.

Aluguel de carro

“Saiba exatamente quais modelos e preços são do seu interesse antes de chegar ao destino”, aconselha Lian, que também alerta para a realização de uma inspeção sumária no carro, principalmente nas locadoras menores.  E outra dica: “As grandes locadoras têm o procedimento padrão de oferecer seguro, mas eles não são obrigatórios.  A PROTESTE recomenda que se faça, desde que o seguro não esteja com valor abusivo”.

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