Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE lamenta volta da sobretaxa da água
Consumidores de São Paulo perderam uma batalha, mas continuamos na briga pelos seus direitos.
 
15 fevereiro 2015 |

A PROTESTE Associação de Consumidores lamenta a decisão da Justiça, que autorizou a volta da sobretaxa na conta de água, sem decreto oficial de racionamento, para o consumidor que gastar mais do que sua média de consumo. A Associação vai recorrer da decisão, que derrubou a liminar obtida pela PROTESTE na terça-feira (13), que impedia a cobrança da multa.

“Apesar de o governo ter admitido a restrição no fornecimento de água, até agora não emitiu nenhuma resolução oficial atendendo o que determina a lei”, critica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. 

A volta da sobretaxa foi autorizada ontem (14), pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini. Em sua decisão, afirma que a aplicação da multa não está condicionada a um formal e prévio decreto de racionamento e que a não cobrança coloca em risco a saúde pública.  
 
Enquanto a batalha nos tribunais continua, disponibilizamos um guia com todos os seus direitos e dicas para reduzir sua conta de água. Faça agora o download do seu!

Paulistas são duplamente penalizados
 
Na avaliação da PROTESTE, a liminar ajudou o consumidor a ter o seu direito a informação garantido, já que a Sabesp passou a notificar sobre os locais, datas e horários de interrupção do abastecimento. Mas critica a demora da companhia para adotar o procedimento, oito meses após o primeiro anúncio da cobrança da sobretaxa, em maio do ano passado. 

Com a atual situação de escassez nos reservatórios, o consumidor está sendo duplamente penalizado, ao pagar mais caro com a geração de energia pelas termelétricas e a multa no consumo de água.   

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e participe de nossa luta!

Água e seu bolso

 

Leia também

carro-franquia-seguros-perda-total
img-plano-saude1
plano-de-celular
lexotan

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.