O que fazer nas férias: dicas para viajar bem

Veja as dicas da PROTESTE para aproveitar as férias com a família ou amigos e não ter problemas inesperados.
Direitos dos turistas online
Organizar a viagem se possível com um ano de antecedência facilita tudo. Por isso, na cartilha a PROTESTE orienta fazer uma planilha com seus direitos e estimativa de gastos que você e sua família terão ao longo da viagem. Esse prazo permite se programar, fazer economia para cobrir os gastos, e aproveitar promoções.
Entre as dicas estão:
- Economize e invista seu dinheiro antes de comprar pacotes e passagens aéreas.
- Reserve uma quantia para cobrir despesas não previstas.
- Reserve as passagens e a hospedagem com, pelo menos, três meses de antecedência.
- Passaporte ou visto.
- Seguro saúde obrigatório.
- Passagens.
- Hospedagem.
- Transporte no destino. (ônibus, táxi, metrô, trem ou locação de veículo)
- Passeios.
- Alimentação.
- Telefone e Internet.
Em geral, a regra é: quanto mais cedo comprar a sua passagem, melhor é o preço. Porém, devem-se acompanhar as promoções das companhias aéreas.
Em relação à hospedagem, a antecedência é fundamental, porque os hotéis mais em conta lotam rapidamente.
Em viagens ao exterior, há diversas formas de pagar por serviços e produtos: dinheiro local, traveller check, cartões de crédito e de débito pré-pagos.
Para comprar moeda estrangeira, pode-se recorrer a casas de câmbio ou aos principais bancos do país. A cotação para a compra é um pouco mais alta do que a oficial e para a venda é menor. É cobrado Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas, em geral, as casas de câmbio incluem esse valor na transação. Já os bancos cobram o imposto separadamente, mas você pagará na hora da compra.
Já com os cartões de crédito é possível postergar o pagamento da fatura para o mês seguinte, facilidade tentadora para os mais consumistas. Porém, há o risco de a cotação da moeda estar mais alta na data de vencimento, sem falar no aumento recente da alíquota de IOF para compras internacionais, de 2,38% para 6,38%.
Uma opção segura e mais acessível é o cartão de débito pré-carregável (também chamado pré-pago). Antes de viajar, você compra “créditos” na moeda do país de destino no valor que pretende gastar. Se precisar de mais dinheiro, poderá pedir que alguém no Brasil carregue-o ou solicitar ao banco que envie um boleto para o seu e-mail, para facilitar a recarga.
Veja abaixo os temas abordados na cartilha:
- Legislação que ampara o turista.
- Dicas sobre os tipos de hospedagem.
- Pacotes turísticos.
- Turismo de aventura.
- Viagem internacional.
- Locação de veículos e de temporada.
- Alfândega.
- Milhagens.
- Compras coletivas.
- Assistência viagem.