O que fazer nas férias: dicas para viajar bem

Veja as dicas da PROTESTE para aproveitar as férias com a família ou amigos e não ter problemas inesperados.
Recomendações de viagem
Sabendo o destino e o quanto o seu orçamento pode suportar, faça uma pesquisa prévia de preço e verifique detalhadamente o que está sendo oferecido. Só feche a viagem após ter a certeza de que há disponibilidade e com a confirmação oficial da reserva no hotel e companhia aérea, marítima ou terrestre.
Leia o contrato com atenção e guarde todos os encartes, e-mails ou anúncios, pois, se algo der errado, você terá como comprovar a oferta. Peça os vouchers com antecedência e informações sobre o destino, como necessidade de passaporte, identidade e até mesmo vacinas ou seguro saúde.
Não leve objetos de valor na mala que vai despachar, mas se não for possível declare os bens na hora do check-in. Desta forma, caso sua mala extravie você terá como comprovar os pertences perdidos e a indenização não será feita de acordo com o peso de sua bagagem, o que é previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica, mas sim pelo valor dos produtos extraviados.
Caso o voo possua escalas e você tiver que fazer um novo check-in, não se esqueça de novamente fazer a declaração de pertences. Se você tiver algum compromisso agendado, deixe um prazo razoável entre a chegada e a hora do voo da escala. Veja outras precauções:
- Se o voo for nacional faça o check-in com, no mínimo, uma hora de antecedência.
- Nos vôos internacionais faça o check-in com, no mínimo, duas horas de antecedência.
- Se o voo atrasar ou for cancelado exija informação e solução da empresa.
Se você contratou uma agência de viagem, deve verificar se a empresa está no CADASTUR (Sistema de Cadastro do Ministério do Turismo), que permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos, como:
- Meios de hospedagem.
- Agências de turismo.
- Transportadoras turísticas.
- Organizadoras de eventos.
- Parques temáticos.
- Acampamentos turísticos.
- Guias de turismo.
Caso algum inconvenientes ocorra com você, faça reclamação na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pelo telefone 0800 725 4445 e nos Juizados Especiais Cíveis nos aeroportos ou entre em contato conosco.