Especial

O que fazer nas férias: dicas para viajar bem

21 dezembro 2016
ferias

21 dezembro 2016

Veja as dicas da PROTESTE para aproveitar as férias com a família ou amigos e não ter problemas inesperados.

Viagens aéreas

Viajar de avião requer outros cuidados, que devem ser providenciados com antecedência. Veja abaixo:

  • Passaporte – Se viajar ao exterior, providencie, o quanto antes, seu passaporte. Nesse período próximo às férias escolares, a burocracia e o excesso de procura tornam o processo mais lento do que deveria ser. E, se você já tiver um, verifique o prazo de validade.
  • Carteira de identidade – Não se esqueça de levar o documento original em viagens nacionais e ao Mercosul.
  • Carteira de motorista – Leve sempre a sua, tendo ou não planejado o aluguel de carro – emergências sempre acontecem. Mas, verifique no consulado se a carteira brasileira é válida no país que irá visitar.
  • Documentos das crianças – É necessários passaporte, ou RG e certidão de nascimento. Além disso, menores de 18 anos que viajem com apenas um dos pais precisam da autorização do outro cônjuge para embarcar. Para isso, bastará uma procuração assinada pelo pai ou pela mãe que viajará, com firma reconhecida. Se outros levarem a criança, a procuração terá de ser do pai e da mãe.
  • Vistos – Verifique se os países que você visitará exigem vistos de entrada e de permanência – sua agência de viagens pode ajudá-lo a esclarecer isso. Providencie a documentação necessária para obtê-los com antecedência.
  • Vacinas – Para algumas regiões de nosso país (Centro-Oeste e Norte), e alguns países, há exigência de vacinas (por exemplo, contra a febre amarela). A vacinação deve ser feita 10 dias antes do embarque, para garantir seu efeito.

Imprimir Enviar a um amigo