Especial
O que fazer nas férias: dicas para viajar bem
21 dezembro 2016

Veja as dicas da PROTESTE para aproveitar as férias com a família ou amigos e não ter problemas inesperados.
Viagens para regiões serranas
- Se o roteiro for hotel ou pousada escolhidos pela internet, é preciso redobrar a atenção, procurando consultar entidades de defesa do consumidor, para saber se há reclamações. Prefira os que mostrem fotos dos quartos.
- Se for de carro, avalie se vale a pena levar água, refrigerantes e outras bebidas, pois, nesses locais, o custo desses produtos chega a dobrar. Se for de ônibus ou avião, compre em um mercado nas imediações.
- Verifique quais são os serviços oferecidos, ou se há restrições de horário. Alguns estabelecimentos têm horário restrito para serviço de quarto (ou não o oferecem). Outros se limitam a servir o café da manhã, e, dependendo da distância do centro em que você se hospedar, pode ser bastante inconveniente sair à noite para jantar.
- Leve um mapa da cidade, pois ajuda a se localizar. Mesmo em lugares pequenos, é fácil perder a referência espacial nos primeiros dias.
- Tente memorizar onde ficam a farmácia e o pronto-socorro. A gente nunca sabe quando irá precisar, e pode ser perigoso perder tempo procurando, em caso de emergência.
- Leve sapatos confortáveis para caminhar. Nessas viagens, anda-se mais do que de costume. Nunca leve um calçado para estrear lá, use antes. E tenha certeza de que não machuca seu pé.
- Prefira levar mochilas para carregar suas coisas; deixe a bolsa em casa. Bolsas penduradas no ombro podem provocar dor no ombro ou nas costas, depois de algumas horas de caminhada.