Notícia

Acerte na reta final das compras de Natal

22 dezembro 2016
compra-natal3

22 dezembro 2016

Nossos comparadores ainda estão abertos para ajudar você a pesquisar os preços e a qualidade dos produtos. Além disso, anote 10 dicas para fazer uma boa opção de compra.

Na reta final das compras de final de ano, é preciso ficar atento para não errar na qualidade, no preço ou até mesmo nas condições de pagamento dos produtos. Por conta disso, a PROTESTE liberou o acesso aos comparadores de produtos, que, além da qualidade, compara os preços dos mais bem avaliados.

Os comparadores permitem pesquisar preços e qualidade de produtos como: ar condicionado, câmeras digitais, smartphones, cafeteiras, grills, fritadeiras, lavadoras de roupa e de louça, aspirador de pó, geladeiras, fogões, ventiladores, secadores de cabelo, entre outros produtos.

Anote as dicas, a seguir, para não perder uma boa opção de compra:

1 – Faça uma lista com os nomes de quem vai presentear

O ideal é que já tenha feito uma lista com os nomes (mas ainda dá tempo!), para não esquecer ninguém, e com as ideias que tiver do que comprar.

2 – Pesquise produtos, preços e pagamento

Na pressa, você pode perder uma boa opção de compra. Conheça bem o produto antes de comprá-lo. Avalie se atende ao que você procura.

3 – Verifique os recursos existentes

compra_Natal1

Nos eletroeletrônicos, verifique a voltagem (110 ou 220 volts), a necessidade de comprar acessórios e se há assistência técnica autorizada na sua cidade.

4 - Teste o produto antes de levar para casa

Se isso não for possível, teste assim que receber ou instalar o equipamento em casa, e comunique eventuais problemas, imediatamente, à loja ou ao fabricante. 

5 - Adquira produtos importados apenas com nota fiscal

E verifique ainda se tem manual de instruções com informações em português. Certifique-se que haja assistência técnica e peças de reposição. 

6 - Prefira brinquedos educativo

 compra-natal-3.1

A felicidade da criança é o que conta, mas a segurança, a adequação, o estímulo educacional e o preço também somam. Leve em conta o seu orçamento e a segurança da criança, mas também o gosto, a idade e as limitações dela. Verifique se há mecanismo de funcionamento e teste antes (fricção, bateria, pilha). Se adquirir brinquedo que funcione com pilhas, não se esqueça de comprá-las. Em São Paulo, a Lei Estadual nº 8.124/92 determina que as lojas mantenham amostras de jogos e brinquedos abertos.

7 - Identifique opções de presentes-coringa

Produtos como CDs, porta-retratos, blocos e agendas, bem como cestas de Natal são boas opções de presente para uma grande gama de pessoas, embora não possibilitem muita economia por quem as compra.

8 – Boas opções de roupas e de artigos de mercearia

Roupas para os amigos e parentes mais próximos são boas escolhas e presentes de mercearia também são muito apreciados, especialmente se têm origem caseira ou artesanal. 

9– Não recorra ao comércio informal atraído pelo preço baixo

As mercadorias não apresentam nota fiscal e, assim, não têm garantia. Elas podem ser falsificadas e até vir a colocar sua saúde em risco. 

10 – Se for presentear um serviço, peça referências

Verifique também se a empresa ou o prestador tem reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo