Notícia

Acerte no presente do Dia das Mães

05 maio 2016

05 maio 2016

Confira as dicas da PROTESTE para o Dia das Mães e escolha o presente ideal para esta data comemorativa que só perde para o Natal no volume de vendas no comércio.

Para acertar na escolha do presente de Dia das Mães, é importante, além de pesquisar preços e evitar a compra por impulso, conhecer o gosto da homenageada, combinando a satisfação dela com a capacidade do bolso. 


Um das dicas para acertar no presente é estar atento ao perfil da mãe e, se possível, sondá-la antes de embarcar na avalanche da publicidade que ocorre nesse período. 


Sair às compras já decidido sobre o que comprar facilita para comparar preço, qualidade e praticidade do produto. 



Se há dúvida em relação ao gosto da presenteada, a sugestão é o "vale-presente". São opções que conciliam o preço com a escolha direta da mãe.


Cuidados com vale-presente


A PROTESTE adverte para se definir com o lojista, e anotar na nota fiscal, de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o "vale-presente" e a efetiva aquisição do produto. 


A loja é obrigada a restituir a diferença em moeda corrente, contra vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Defina e registre, por escrito, em que consiste o "vale-presente" (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.) e se existe um prazo para usá-lo.


Ela vai fotografar com o celular?


O telefone celular é alvo de promoções nessa época, mas é importante atentar para o uso que terá. 


Dependendo do perfil da mãe, pode não ser necessário comprar um aparelho com muitas funções e grandes inovações tecnológicas, fatores que aumentam o preço final. 


COMPARE SMARTPHONES


Atenção às promoções feitas pelas operadoras e lojas: procure entender bem as vantagens oferecidas, como bônus e pacotes de serviços. E fique atento aos aparelhos “gratuitos” pois pode não valer a pena assinar um contrato de fidelidade que acarretará multa caso a presenteada deseje trocar de empresa. 


É importante levantar as diferenças de custo entre celulares pré-pagos e pós-pagos, assim como verificar se a operadora escolhida funciona bem na região onde a mãe mora e trabalha.


Troca da roupa ou do calçado consta na nota fiscal?


Aos que preferem presentear com roupas ou calçados, é importante verificar a possibilidade de troca de tamanho, cor e modelo. É preciso constar, na nota fiscal, ou na etiqueta da peça, a possibilidade e prazo para troca.


Ela é alérgica a algum perfume?


No caso de cosméticos e perfumes, é preferível escolher os hipoalergênicos, para evitar alergia ao produto. O rótulo ou bula deve indicar claramente a composição, data de validade, identificação do fabricante e o modo de usar.


Compare preços e arranjos das flores


As flores estão entre os itens mais presenteados nesta época, contribuindo para a elevação dos preços. Por isso, deve-se comparar os preços, os tipos de flores e de arranjos em mais de uma floricultura. É mais garantido encomendar tudo por escrito, especificando horário, local da entrega, a mensagem e a confirmação da entrega.


Eletrodomésticos


Primeiramente, uma ressalva: mães e esposas preferem, atualmente, presentes de uso pessoal a eletrodomésticos. Se ela quiser, mesmo, um eletrodoméstico ou eletroeletrônico, pesquise preços, analise a utilidade e os recursos que oferecem. 


Sempre teste o aparelho escolhido antes de sair da loja. E peça instruções básicas sobre o funcionamento.


COMPARE ELETRODOMÉSTICOS


O manual de instruções, em português, deve acompanhar o produto. Verifique se acompanha o aparelho uma lista de assistência técnica autorizada. 


Considere, também, além do preço, o prazo de garantia e o que está incluso nessa garantia.


Evite produtos piratas


A PROTESTE não recomenda compras de vendedores informais, cujos produtos não tenham origem definida e nem nota fiscal, sem qualquer garantia. 


Não compre também produtos falsificados, os chamados "piratas". Além da ilegalidade, não há qualquer garantia de troca ou conserto, em caso de problemas de funcionamento.


Não pague "gato por lebre"


A forma de pagamento é outro item fundamental. Na opção pelo pagamento com cartão de crédito, o preço deve ser igual ao indicado para pagamento à vista. 


Lojistas que aceitam cheques não podem impor restrições para aceitá-los, como tempo mínimo de abertura da conta corrente. 


As promoções devem trazer claramente todas as condições, quantidade de itens no estoque e prazo de validade.


Cuidado para não se endividar e comprometer o orçamento doméstico. Em caso de parcelamento da compra desconfie quando a loja informar que o preço a vista é igual ao preço parcelado. Isto significa que a oferta já embute juros e em caso de pagamento a vista exija desconto.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo