Notícia

Cruzeiros: consulte inspeção para evitar furadas

19 dezembro 2014
Cruzeiros

Para evitar surpresas desagradáveis em alto mar, consulte as verificações feitas pela Anvisa aos navios que circularão pela costa brasileira neste verão.

Não são raros problemas, principalmente com alimentos ou água contaminados, em viagens de navio. Por isso, consulte o resultado da inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao cruzeiro em que você embarcará neste verão, para evitar surpresas. Uma vez a bordo, atente à qualidade daquilo que ingere ou oferece às crianças.

Embarque autorizado significa que a Anvisa aprovou o navio

Esse cenário é improvável, já que os navios só são liberados após a correção das inconformidades. Portanto, se o embarque for autorizado, viaje tranquilo, pois a Anvisa garante que não há riscos à saúde.

Caso sejam constatadas irregularidades graves ou os problemas não tenham sido resolvidos, o cruzeiro pode ser multado. Em situações extremas, ele pode ser impedido de receber passageiros até a resolução do contratempo.

Os navios são classificados em quatro padrões (A a D): 

  • Padrão A: valores até 250. Embarcações em excelentes condições sanitárias;
  • Padrão B: valores entre 251 e 500. Embarcações em condições sanitárias satisfatórias;
  • Padrão C: valores entre 501 e 750. Embarcações em condições sanitárias aceitáveis;
  • Padrão D: valores acima de 750. Embarcações em condições sanitárias insatisfatórias com exigências a cumprir imediatamente.

Fiscalização é realizada nos portos e em alto mar

 

A fiscalização envolve a infraestrutura portuária e dez embarcações que circularão pela costa brasileira. A quantidade de vezes que os navios são inspecionados depende de seu tempo de permanência na costa brasileira e dos resultados de verificações anteriores. Embarcações com mais irregularidades são mais vigiadas. 

Os fiscais observam os controles à segurança sanitária dos alimentos e à água para consumo. São avaliados também itens como limpeza de cabines, gerenciamento de lixo e armazenamento e manipulação de alimentos, além de hospital de bordo, piscinas e decks.

Acesse os resultados das inspeções