Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Dia sem impostos: data para aproveitar e se conscientizar
A partir da iniciativa, o consumidor consegue enxergar quão absurdos podem ser os impostos embutidos nos preços de produtos e serviços.
31 maio 2017 |
porcento
Amanhã, 1º de junho, 12 estados brasileiros e o Distrito Federal vão aderir ao Dia da Liberdade de Impostos. Isso significa que alguns produtos serão vendidos sem impostos, por determinados estabelecimentos, para mostrar quanto o consumidor paga de forma embutida no preço final.
Não é novidade que, em nosso país, os impostos sobre produtos e serviços costumam ser exorbitantes. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o consumidor brasileiro paga de 48,2% a 54,8% de tributos ao comprar um carro, se somados todos os impostos. Isso faz do Brasil um dos países com mais cargas tributárias sobre automóveis no mundo. Além disso, o IPVA anual, o licenciamento e os tributos que incidem sobre a gasolina (41%) e o etanol (27%) tornam a manutenção de um veículo ainda mais cara. 

carros

Apoiamos o Dia da Liberdade de Impostos
Diretor de relações institucionais e mídia da PROTESTE, Henrique Lian afirma que esse dia é importante para advertir e conscientizar o consumidor sobre os altos tributos. “Pagamos impostos de primeiro mundo e, mesmo assim, recebemos serviços que deixam a desejar. O Dia da Liberdade de Impostos serve para que o consumidor reflita sobre esses encargos e esteja atento quanto a onde seu dinheiro é aplicado, cobrando, igualmente, serviços públicos de qualidade”, comenta. 
Vale destacar ainda que só a verdadeira conscientização sobre o quanto o consumidor é importante em toda a cadeia produtiva pode resultar em produtos de melhor qualidade e em serviços públicos mais eficientes. Por isso, fique de olhos bem abertos a essa questão. Abaixo, você conhece os dez produtos com maior taxa tributária no Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). 
 

tabela

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

alimentação
dúvidas
economizar
onix

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.