Antes de escolher uma pet shop para levar seu cachorro ou gato, verifique se o local adota práticas que garantem a segurança e o bem-estar dos animais que o frequentam. Veja algumas dicas importantes:
A hora certa de procurar um veterinário
• Exija a presença de um médico veterinário habilitado como responsável técnico pelo estabelecimento e não como clínico apenas. Ele é responsável por garantir que os padrões de atendimento e segurança estão dentro das normas técnicas.
Pet shops: veja onde pagar menos
• Dê preferência a estabelecimentos que tenham salas de banho e tosa com paredes ou janelas de vidro para que você possa acompanhar a execução do serviço no seu animal de estimação. Algumas pet shops não contam com salas de vidro, no entanto, transmitem o banho e a tosa por vídeo, de uma sala para outra.
• Verifique as condições de higiene e limpeza do local. Veja se o piso, as paredes e as prateleiras estão limpos e organizados, se os materiais expostos estão em locais de fácil acesso (algodão, seringa, gaze, etc.) e se as toalhas são brancas e esterilizadas. As pias do banho e as macas devem estar limpas. Fique atento se há lixeira com pedal, assim como dispensário de papel-toalha e sabonete líquido, uso de produtos específicos para o animal e ausência de odores desagradáveis.
Como transportar seu pet em viagens
• Observe se os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual (máscaras e protetores auriculares).
• Questione sobre as técnicas utilizadas para a imobilização do animal durante o banho e secagem.
Saiba quais vacinas seu pet deve receber
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).