Direitos dos Turistas: cartilha da PROTESTE ajuda a planejar sua viagem

Baixe a cartilha da PROTESTE sobre os "Direitos dos turistas” com dicas para economizar e não ter contratempos nas viagens.
Fazer uma viagem é o sonho de muitas famílias, mas para não se endividar nem desperdiçar dinheiro, o ideal é tratar a viagem como um projeto, que exigirá planejamento, pesquisa e, sobretudo, economia.
Para ajudar nesta tarefa, a PROTESTE disponibiliza a cartilha online “Direitos dos turistas”. E a dica principal é organizar a viagem se possível com um ano de antecedência.
Por isso, a PROTESTE orienta fazer uma planilha com a estimativa de gastos que você e sua família terão ao longo da viagem. Esse prazo permite se programar, fazer economia para cobrir os gastos, e aproveitar promoções.
O ideal é economizar e investir o dinheiro antes de comprar pacotes e passagens aéreas. E não deixar de reservar uma parte para cobrir despesas não previstas.
Com a aquisição das passagens e a hospedagem com pelo menos três meses de antecedência é possível obter melhores preços. Acompanhar as promoções das companhias aéreas e de aplicativos, também ajuda.
O turista é um consumidor especial que espera encontrar bons hotéis, restaurantes, segurança, transportes eficientes e tratamento de alto nível.
Na cartilha são abordados temas como:
- Legislação que ampara o turista;
- Dicas sobre os tipos de hospedagem;
- Pacotes turísticos;
- Turismo de aventura;
- Acampamentos;
- Viagem internacional;
- Locação de veículos e de temporada;
- Alfândega;
- Milhagens;
- Compras coletivas;
- Assistência viagem
- Serviços que podem ser suspensos quando se permanece fora de casa por pelo menos um mês.
Caso a opção seja por viagem internacional é importante após definir o destino, colocar no papel alguns gastos previstos:
- Passaporte ou visto;
- Seguro saúde obrigatório;
- Passagens;
- Hospedagem;
- Transporte no destino (ônibus, táxi, metrô, trem ou locação de veículo);
- Passeios;
- Alimentação;
- Telefone e Internet;
- Lembrancinhas;
- Impostos.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!
Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).