Economize usando marcas próprias
Pesquisa da PROTESTE mostra que você pode poupar até quase três quartos do valor que gastaria em produtos líderes de mercado.
Você pode economizar até quase três quartos do valor que gasta nas compras de supermercado se adquirir marcas próprias no lugar de líderes de venda, dependendo do produto. Por isso, sempre pesquise antes de fazer suas compras. Essas foram as conclusões da PROTESTE ao efetuar uma pesquisa com 64 produtos.
As marcas próprias são na maioria das vezes mais baratas que as marcas líderes de venda. Em testes já realizados pela PROTESTE, alguns produtos de marca própria receberam o título de A escolha certa e/ou O melhor do teste>, o que garante a boa qualidade dos mesmos. É o caso do azeite de oliva extra-virgem e do feijão preto.
Diferença chega a 273%
No Rio de Janeiro, por exemplo, a cesta de marca própria dos supermercados Extra e Sendas são as mais baratas da região – e as mesmas cestas com produtos líderes de venda são até 94% mais caras. Em São Paulo, o Extra, um dos supermercados mais baratos de marca própria, apresentou o dobro do valor na cesta dos produtos líderes de venda.
A maior variação de preços entre os produtos pesquisados foi encontrada no Wal-Mart de São Paulo, onde a esponja sintética da marca líder de venda chegava a ser 273% mais cara que a marca própria. No Rio Grande do Sul, a diferença chegou a 132%.
Escolha, abaixo, seu estado e confira as diferenças de preços entre marcas próprias e líderes de vendas nos supermercados pesquisados por nós:
Nem sempre é mais barato
Também encontramos alguns produtos em que a marca própria era mais cara que a líder de venda. Foi o caso do xampu para cabelos normais comercializado pela Sendas do Rio de Janeiro, no qual a marca própria custava 184% a mais.
Estado:
Estabelecimento | Diferença de Preço Marca Própria X Líder de Venda |
---|---|
Extra | 79% |
Carrefour | 72% |
Carrefour | 96% |
Carrefour Bairro | 66% |
Pão de Açúcar | 98% |
Carrefour | 79% |
Carrefour | 66% |
Carrefour | 79% |
Carrefour Bairro | 104% |
Extra | 108% |
Carrefour | 64% |
Carrefour | 57% |
Extra | 94% |
Carrefour | 90% |
Big | 132% |
Carrefour | 93% |
Nacional | 126% |
Carrefour | 67% |
Extra | 94% |
Pão de Açúcar | 67% |
Sendas | 94% |
Carrefour | 72% |
Carrefour Bairro | 64% |
Compre Bem | 79% |
Dia | 17% |
Extra | 100% |
Pão de Açúcar | 90% |
Wal-Mart | 91% |
Como fizemos a pesquisa
Nossa amostra contou com 291 supermercados, hipermercados e hard discount, pequisados em março de 2010. Eles estão localizados em 11 estados, além do Distrito Federal: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Veja a lista de estabelecimentos:
Redes | Supermercados |
Carrefour Com. Ind. LTDA | Carrefour |
Carrefour Bairro | |
Dia | |
Companhia Brasileira de Distribuição | Pão de Açúcar |
Extra | |
Compre Bem | |
Sendas | |
Assai | |
Wal-Mart Brasil LTDA | Big |
Bompreço | |
Hiper Bompreço | |
Mercadorama | |
Nacional | |
Wal Mart |