Notícia

Encontre uma solução para suas dívidas com a ajuda da PROTESTE

12 dezembro 2016
Gabinete-dividas

12 dezembro 2016
Nossos especialistas no Rio e em São Paulo oferecem uma consultoria gratuita para ajudar você a organizar seu orçamento, renegociar débitos e sair do vermelho.

Difícil encontrar hoje em dia alguém que nunca tenha se endividado. O problema é quando o consumidor assume dívida em cima de dívida e o endividamento vira uma “bola de neve”. Nesses casos, alguns consumidores buscam a renegociação das dívidas para chegar a um valor de parcelas mais acessíveis ao orçamento pessoal.

Sabemos que o consumidor que eventualmente não realiza seus pagamentos em dia, o faz porque enfrenta dificuldades financeiras, o que é diferente de não reconhecer suas obrigações. Daí a importância de encontrar uma solução que permita tanto a liberação do consumidor quanto a satisfação da empresa credora. 


Existe obrigação legal de oferecer o parcelamento?

Não existe previsão legal que obrigue as empresas a oferecer o parcelamento da dívida contraída pelo consumidor, sendo, portanto, uma liberalidade. No entanto, sabendo da realidade de diversos consumidores, é de interesse da empresa receber seus pagamentos e, com isso, a renegociação passa a ser uma alternativa atraente também para os credores. 

Da mesma forma, o consumidor não é obrigado a aceitar as ofertas da empresa, já que a renegociação envolve um acordo entre duas partes. Lembramos que este procedimento visa reequilibrar esta relação, fazendo com que o pagamento seja possível.

Leve em consideração que o Código de Defesa do Consumidor tem como um de seus princípios a busca pela harmonização das relações de consumo. Isto significa que as empresas têm a obrigação buscar o equilíbrio entre seu desenvolvimento econômico com os direitos dos consumidores, conforme previsão do artigo 4º, III, do CDC.

Sendo assim, procure negociar suas dívidas quando estão em atraso, dentro de suas possibilidades, não assumindo compromissos que não caibam no seu bolso. Dividir o valor devido em maior número de parcelas pode implicar em maior incidência de juros. Então, analise bem toda a situação.


Como proceder?

Podemos te ajudar! No Gabinete de Apoio e Educação Financeira da PROTESTE, orientamos você a como controlar melhor suas dívidas e se organizar financeiramente. Saiba como fazer gratuitamente a sua inscrição e aproveite essa vantagem exclusiva para começar 2017 mais tranquilo!

Caso tenha sido prejudicado em alguma renegociação, reclame aqui com a ajuda da PROTESTE ou ligue para 0800 201 3990 para fazer valer seus direitos.

 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo