Notícia

Faça boas compras em suas viagens

26 maio 2004

26 maio 2004

Quem viaja para o exterior sempre sofre a tentação de fazer compras. Para que, numa viagem de férias para a Europa, seu prejuízo com esses gastos restrinja-se ao câmbio.

Preparamos algumas dicas a partir de uma pesquisa realizada pelas associações parceiras da PROTESTE, que formam a Euroconsumers. Elas definiram uma cesta de produtos que podem ser carregados na volta para casa (material de áudio, vídeo, foto e informática, roupas, calçados e acessórios, perfumes e itens para o lazer) e visitaram 55 cidades de 13 países.

Ao final dessa maratona, nossos colegas chegaram a algumas conclusões:

  • Andorra, espremido entre a Espanha e a França, é, entre os países visitados, o que apresenta os melhores preços, pois tem impostos reduzidos. Mas a maioria dos equipamentos sofre taxação de impostos ao chegar ao Brasil. Abra o olho.
  • As cadeias de lojas que estão presentes em vários países têm preços diferentes para cada lugar. A Lacoste que tem melhor preço está na Alemanha. A Fnac tem material fotográfico mais barato na França, CDs e DVDs na Espanha e aparelhos de DVD na Suíça. A Levi’s tem melhor preço na Itália e em Portugal.
  • Antes de comprar produtos como câmeras fotográficas e de vídeo, veja se a garantia tem validade no Brasil. Tenha a mesma atenção com a compatibilidade de DVDs e DVD-players.

Veja o que vale a pena comprar em cada lugar no mapa, em documentos adicionais.


Imprimir Enviar a um amigo