Notícia

Facilite a compra e o uso do veículo

27 novembro 2012

27 novembro 2012

Oriente melhor sua escolha com as nossas dicas

Itens de série ou opcionais? Nacional ou importado? Em meio a um universo de possibilidades, é normal que você tenha algumas dúvidas. Para ajudar em sua decisão, pesquise. Compare os preços e as condições das concessionárias, pois cada uma possui uma forma de negociação. Tenha uma noção dos valores cobrados por itens opcionais como CD player, ar condicionado, direção hidráulica e airbag.

Evite as séries especiais e cores chamativas, pois elas tendem a ter uma desvalorização maior, dificultando uma futura revenda. Se o seu sonho é um importado, lembre-se sempre que sua manutenção é mais cara que a de um modelo nacional, devido às peças e à mão de obra.

O test-drive é a chance que você tem, antes da compra, de experimentar o veículo escolhido. Por isso, se puder, faça. Observe o conforto ao dirigir, a acessibilidade aos comandos do painel de instrumentos, a visibilidade e os ruídos. Preste atenção em todos os detalhes e percorra trajetos que fazem parte do dia a dia, como ruas esburacadas, ruas de asfalto ou de terra e lombadas, para observar como a suspensão reage em curvas, lombadas e diante de um trânsito intenso.

Mantenha uma reserva e saiba seus direitos

Sempre tenha dinheiro à disposição para despesas como IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, revisões e seguro. Mantenha o controle dos gastos, principalmente se optar pelo financiamento.

Fique atento aos seus direitos, sobretudo no que diz respeito à garantia. Existem três tipos que lhe amparam na compra de veículos novos – e que devem ser respeitadas pelos fabricantes. A legal, que dura 90 dias e é determinada pelo Código de Defesa do Consumidor; a contratual, oferecida pelo fabricante e que varia de um a cinco anos, incluindo nesse prazo a garantia legal; e a estendida, que é opcional e serve para cobrir reparos depois de expirada a garantia contratual – nesse caso, é importante saber o quer e o quanto está disposto a pagar.

Imprimir Enviar a um amigo