Para fazermos nossa amostra nos baseamos no mapeamento feito pela Finnovation para start-ups especializadas em planejamento financeiro pessoal no segmento de aplicativos de gerenciamento financeiro. Selecionamos os aplicativos gratuitos e disponíveis para o sistema operacional IOS e Android, com isso nossa amostra foi: Guia Bolso; Meu Dinheiro; Minhas Economias; Mobills; Organizze; Planejei; e Simplifica. Para avaliar os aplicativos nos atemos aos critérios: funcionalidades; navegabilidade; e segurança.
Veja os resultados do teste aqui
Foram avaliados três tópicos: funcionalidades (com peso 33% da nota final); experiência do usuário (com 45% da nota final); e segurança (com 22% de peso na nota final).
Funcionalidades: Em uma pesquisa realizada pela Forrester para a IBM os usuários avaliaram que esse item é o segundo mais importante ao se classificar um aplicativo. No caso dos aplicativos financeiros, destacamos as funcionalidades que achamos mais interessantes e mais úteis para os usuários, tais como: Lançamento de despesas, receitas e transferências de forma manual e automático; adição de contas bancárias e cartões de crédito; robô advisor (mensagens automáticas a respeito dos gastos e aconselhamento financeiro); categorização de gastos; metas financeiras; e notificações para avisos de vencimento de contas ou de lançamentos. Cada item tinha um peso diferente de acordo com o que consideramos mais importante.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).