Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Veja como avaliamos os principais aplicativos financeiros gratuitos do mercado
Para chegarmos as nossas conclusões utilizamos uma metodologia que destacou três pontos principais: funcionalidades; experiência do usuário; e segurança.
19 janeiro 2018 |
metodologia-aplicativos-financeiros
Como fizemos o teste

Para fazermos nossa amostra nos baseamos no mapeamento feito pela Finnovation para start-ups especializadas em planejamento financeiro pessoal no segmento de aplicativos de gerenciamento financeiro. Selecionamos os aplicativos gratuitos e disponíveis para o sistema operacional IOS e Android, com isso nossa amostra foi: Guia Bolso; Meu Dinheiro; Minhas Economias; Mobills; Organizze; Planejei; e Simplifica. Para avaliar os aplicativos nos atemos aos critérios: funcionalidades; navegabilidade; e segurança.

Veja os resultados do teste aqui

O que avaliamos

Foram avaliados três tópicos: funcionalidades (com peso 33% da nota final); experiência do usuário (com 45% da nota final); e segurança (com 22% de peso na nota final).

Vejamos com mais detalhes cada um dos critérios:

Funcionalidades: Em uma pesquisa realizada pela Forrester para a IBM os usuários avaliaram que esse item é o segundo mais importante ao se classificar um aplicativo. No caso dos aplicativos financeiros, destacamos as funcionalidades que achamos mais interessantes e mais úteis para os usuários, tais como: Lançamento de despesas, receitas e transferências de forma manual e automático; adição de contas bancárias e cartões de crédito; robô advisor (mensagens automáticas a respeito dos gastos e aconselhamento financeiro); categorização de gastos; metas financeiras; e notificações para avisos de vencimento de contas ou de lançamentos. Cada item tinha um peso diferente de acordo com o que consideramos mais importante.

Experiência do usuário (Usabilidade/tempo de resposta/desempenho): Desempenho e tempo de resposta são itens muito valorizados pelos usuários. Segundo a pesquisa, 59% dos usuários esperam apenas até 2 segundos pela abertura do aplicativo, o que indica que desempenho e tempo de resposta são fatores definitivos do ponto de vista do usuário. Entretanto, analisamos de forma conjunta a usabilidade e navegação também, como forma de descrever a experiência com o uso do aplicativo. Desde o momento de abri-lo, achar intuitivamente seus recursos, a fluidez em que as telas são abertas conforme solicitadas e etc. Assim como ocorreu na funcionalidade, cada item obteve um peso diferente para a composição da nota para este quesito.
 
Segurança: Este item apesar de parecer bem importante, não é considerado tão essencial pelos usuários, pela pesquisa ele ficou em último lugar. O maior risco é em relação a quebra da privacidade dos dados, que em nenhum caso pode ser completamente garantida pelos aplicativos em caso de ataque cibernético a base de dados. Para avaliar este item consideramos se o aplicativo estava disponível em fontes confiáveis; a lista de permissões que esse aplicativo pede (alguns podem pedir informações totalmente fora do escopo como lista de contatos em redes sociais por exemplo); e privacidade. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

casal-sonhando
bitcoin-o-que-e
cartão-santander

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.