Notícia

Natal: não se endivide com as compras

04 dezembro 2012

04 dezembro 2012

Nas compras de Natal aproveite seu 13º para negociar descontos nas lojas. E, se optar pelo cartão de crédito, evite parcelar com juros.


Se você não quer iniciar o novo ano com dívidas, deve planejar bem seus gastos para as festas de dezembro, sobretudo com os presentes de Natal. E, por mais difícil que seja, o ideal ainda é comprar à vista. Aproveite o 13º para negociar descontos, evitando as compras parceladas, supostamente sem juros. Estes são embutidos no preço à vista.


Se optar por comprar a prazo, informe-se sobre todas as condições da operação, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Custo Efetivo Total (CET). Este deve incluir, além dos juros, os demais encargos cobrados.


Ao emitir cheques pré-datados, anote os valores, os produtos comprados e as datas em que serão descontados. O cheque é um pagamento à vista e, por isso, quando for apresentado ao banco, será descontado. Se ele for compensado antes da data combinada e você tiver prejuízos com isso, pode entrar com uma ação judicial contra a loja pedindo reparação pelos danos causados.


Na hora de pagar com o cartão de débito, confira se o valor da compra está correto antes de digitar a senha, afinal, com o tumulto das lojas, o vendedor pode acabar registrando um valor diferente.


As mesmas dicas de segurança valem para o cartão de crédito. E na hora de acertar o valor, não aceite acréscimos. Um produto deve ter o mesmo valor, não importando se vai ser pago em cartão, dinheiro ou cheque. Caso a loja imponha um preço maior, denuncie a um órgão de defesa do consumidor.


E se for parcelar no cartão de crédito, faça isso apenas se não houver a cobrança de juros, que serão acrescidos em sua fatura mensal. Evite pagar o valor mínimo da fatura para não cair no crédito rotativo, com elevadas taxas de juros.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo