Notícia

Planeje suas férias e economize

29 novembro 2013

29 novembro 2013

Vale tudo para poupar e, assim, aproveitar suas férias em grande estilo. Lembre-se, a pesquisa prévia também é essencial para você voltar para casa sem dívidas.

Se você deseja planejar uma viagem para suas próximas férias, confira as dicas da PROTESTE para transformar sua meta em realidade. Afinal, viagens não devem ser vistas como sonhos intangíveis, e sim como metas que podem ser alcançadas por meio de um plano de ações.

Antes de mais nada, quem deseja fazer uma bela viagem de férias precisa mudar seus hábitos no dia a dia. Portanto, privar-se de algumas despesas supérfluas vai ser essencial.  Assim, quaisquer R$ 100 ou R$ 200 poupados podem dar início ao dinheiro de que você precisa para viajar sozinho ou com sua família.

Essa economia feita a cada mês poderá ser destinada a aplicações financeiras de curto prazo. Se a sua viagem está prevista para daqui a um ano, por exemplo, poupança, títulos públicos, fundos DI, fundos de renda fixa e CDBs são boas opções para esticar o dinheiro.

Você vai precisar também pesquisar muito sobre todos os aspectos que envolvem o seu roteiro. E, para tanto, fazer tudo com antecedência vai contar muitos pontos a seu favor. Afinal, normalmente, quanto mais tempo se tem até a viagem, mais chances de encontrar melhores preços para a maioria das despesas. 

Antes mesmo de pensar para onde quer ir, avalie quando terá disponibilidade para viajar. O ideal é programar suas férias para os meses de baixa temporada: março, abril, setembro e outubro. Nessa época, em geral, os preços dos serviços turísticos – como hotéis, passagens, pacotes caem muito.

Agora sim, pense no onde. Europa? Estados Unidos? Nordeste do Brasil? Seja para onde deseje ir, você deverá ser rigoroso no levantamento dos custos. Por isto, contabilize os valores de:

  • Hospedagem.
  • Passagens.
  • Meios de transporte no local.
  • Alimentação.
  • Passeios.
  • Compras.

Outra dica é procurar na Internet os preços praticados no local escolhido para cotar valores como os itens abaixo:

  • Preço das entradas dos pontos turísticos.
  • Valor de passagens de ônibus, metrô e trem.
  • Preços de restaurantes e bares.

Quanto à passagem aérea e à hospedagem, hoje há diversos sites que disponibilizam a busca por bilhetes e hotéis de todas as categorias. Algumas vezes, eles oferecem preços mais em conta do que os agentes de viagem ou até mesmo das próprias homepages das companhias aéreas ou dos hotéis. O ideal é comparar as três fontes e ficar de olho na taxa imposta pelos sites de busca.

Já em relação às passagens, fique de olho nas promoções. Se você tem flexibilidade na data da viagem, pode conseguir preços mais baratos.

Por fim, em viagens ao exterior, lembre-se de colocar no seu orçamento o seguro de saúde, caso você precise de atendimento médico enquanto viaja. Alguns cartões de crédito oferecem esse seguro para quem compra a passagem aérea com o cartão. 

Responda às perguntas a seguir para se organizar antes de viajar:

planejar-ferias

Imprimir Enviar a um amigo