Notícia

Saiba como consultar o valor do IPVA

12 janeiro 2017
ipva-consulta-1

Veja o passo a passo em alguns estados para verificar o valor e ter acesso ao boleto. 

Todo o início de ano é igual para milhões de contribuintes brasileiros: quem é dono ou aluga um imóvel tem que pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e quem tem carro precisa arcar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os dois tributos podem ser pagos em cotas, mas é importante conferir as opções de parcelamento e os descontos se você quiser quitar à vista.  

Se você é dono de um veículo, já está mais do que na hora de consultar quanto terá de pagar neste ano. O IPVA é um imposto recolhido pelos estados e cobrado sobre o valor venal do automóvel.

No preço total dele está incluso ainda o seguro DPVAT e o licenciamento anual do carro. Os governos estaduais, por meio das secretarias de Fazenda, costumam divulgar os valores, as opções de desconto e os calendários com os vencimentos, que, em geral, seguem o final das placas dos veículos em janeiro.

 

calendário

 Os valores de IPVA costumam ser divulgados em janeiro

 

Desde a última quarta-feira, dia 11 de janeiro, os consumidores do Estado do Rio de Janeiro já podem acessar e baixar o boleto no site da Fazenda estadual. Basta preencher o campo com o número do Renavam (o registro do automóvel). O próximo passo é escolher se você quer pegar em cota única (com desconto de 3%) ou parcelar em até três vezes. Depois disso, será gerado o documento com código de barras.

A mesma consulta pode ser feita diretamente no Banco Bradesco, que recebe os pagamentos no Estado do Rio. Preencha o campo do Renavam, selecione o número de parcelas e gere o boleto para impressão. Se você for correntista, pode finalizar a consulta e quitar o documento no próprio site. Caso contrário, pague a guia em qualquer agência, em dinheiro ou cheque, ou pela Internet.

Se o seu veículo está registrado no estado de São Paulo, você pode saldar o imposto em qualquer banco credenciado, seja nos terminais de autoatendimento, nos guichês, pela Internet, com débito agendado, ou outro meio disponibilizado pela instituição financeira. Basta ter o número do Renavam em mãos.

O imposto pode ser pago à vista ou parcelado em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se você escolher a cota única, cujo vencimento ocorre em janeiro, terá desconto de 3%. Outra opção é pagar no mês de fevereiro em cota única, mas sem o desconto. Já o prêmio do seguro DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com cota única.  

A guia para pagamento, que pode ser obtida clicando aqui .

 

mulher-meiotexto-3-2

Maioria dos estados oferece consulta ao IPVA pela Internet

 

Boletos não são enviados pelo Correio  

Em Minas Gerais, o processo é semelhante. Para efetuar o pagamento, você pode se dirigir aos guichês ou terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Santander, informando o número do Renavam ou apresentando a guia de arrecadação. Você também pode saldar o imposto pela Internet.

Se o Renavam de seu veículo não estiver na base de dados desses bancos, utilize a guia para pagamento. Para consultá-la ou baixá-la, você pode acessar o site da Secretaria da Fazenda ou clicar aqui. Outra possibilidade é procurar uma das  unidades de atendimento da Secretaria da Fazenda. Clique em para obter os telefones e endereços.  A Secretaria da Fazenda de Minas ressalta que não envia boletos pelo Correio.

Se o seu carro está vinculado ao Detran de outro estado, acesse o site da secretaria da Fazenda ou Detran para obter informações sobre o IPVA 2017. Veja a seguir os endereços eletrônicos. 

 

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas 

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo 

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Pará 

Paraíba 

Paraná 

Sergipe

 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo