Já se foi o tempo em que era preciso recorrer a folders de divulgação, anúncios no jornal ou agências de viagem para decidir em qual hotel se hospedar.
Hoje, você define essa escolha pelo mesmo dispositivo que está lendo essa matéria, com extrema facilidade e com uma gama infinita de opções, graças aos sites de reservas.
E, para saber se realmente valem a pena, avaliamos seis deles, simulando a tentativa de reserva de hospedagem para o Rio de Janeiro.
Acesse nosso comparador e veja como poupar até R$ 221,00 na hora de contratar seu plano.
Neles, são disponibilizados desde hostels até hotéis luxuosos, incluindo hospedagens em casas (com ou sem proprietários presentes).
Quando você entra em um site de reserva, a primeira coisa a fazer é especificar a cidade onde deseja se hospedar, a data de entrada e de saída e a quantidade de hóspedes (adultos e crianças).
Nos sites que oferecem hotéis, ainda é preciso especificar a quantidade de quartos. E nos que alugam espaços em casas ou nos hostels, deve-se incluir o tipo de acomodação desejada. Ainda há outros filtros, que explicaremos detalhadamente.
Preenchidos esses dados, em questão de segundos surge na tela uma ampla listagem de opções de hospedagem. Agora é ter paciência e olhar uma a uma, para escolher a que atenda melhor às suas necessidades.
Fique atento também às formas de pagamento e à política de cancelamento. E faça uma boa viagem!
Booking.com
Conta com mais de 28 milhões de anúncios, em mais de 220 países. Após você inserir os dados do que busca, as acomodações aparecem com notas de zero a dez, dadas pelos hóspedes, em relação a aspectos como café da manhã, conforto, limpeza, localização e Wi-Fi gratuito.
Há também reviews dos usuários. Algumas acomodações recebem o titulo de “Booking.com Recomenda”, onde a classificação é criada pelo próprio provedor.
Mas, como o site recebe comissões pela acomodação, este não é um bom caminho para a escolha. É melhor se fiar nas avaliação dos ex-hóspedes.
O Booking.com não cobra taxa de reserva ou taxas adicionais à tarifa. Para garantir a reserva, algumas propriedades solicitam os dados de um cartão de crédito, no qual será feita uma cobrança de pré-autorização que bloqueia temporariamente um valor aproximado ao total da reserva, para verificação de sua validade ou de que há saldo suficiente para cobrir a despesa.
Após a confirmação, o valor é desbloqueado do cartão e o pagamento só é efetivado ao chegar ao local de hospedagem. Algumas propriedades exigem um depósito ou pré-pagamento no momento da reserva, mas essa condição fica clara no processo de reserva.
Em geral, o cancelamento é gratuito se for realizado em até 48 horas antes da data do check-in.
O Booking.com oferece os programas “Indique amigos e ganhe” e “Genius”. No primeiro, o usuário recebe R$ 59 para usar em hospedagens para cada amigo que indicar.
Caso o indicado se hospede pelo site, ele também ganha R$ 59 de bônus na plataforma. No Genius, os viajantes frequentes ganham descontos nas tarifas.
HOSTELWORLD
Na hora da busca pelo dormitório, você terá alguns filtros,como bairros, instalações, pagamento, preço, quarto e tipo. Para a reserva, é necessário possuir cartão de crédito ou de débito ou uma conta do Paypal.
E, para que seja efetivada, você deve realizar o depósito antecipado de 10% do valor total da hospedagem, mais uma taxa de reserva de US$ 2, caso não seja um membro cadastrado na plataforma.
O saldo restante deve ser pago diretamente à hospedagem. Nas reservas feitas com cartão de débito ou Paypal, você deve entrar em contato com o hostel para reconfirmar a sua reserva com 24 horas de antecedência da sua chegada.
Associe-se e ganhe milhares de descontos em Viagem e Turismo com o clube de benefícios da PROTESTE
As tarifas cobradas pelas acomodações podem ser oferecidas com cancelamento gratuito, reembolsável ou não reembolsável.
Na primeira, você deve solicitar o cancelamento da estadia em até 24 horas antes da data de chegada, para que o valor do depósito seja reembolsado.
Nas tarifas reembolsáveis, há a reserva flexível padrão (você paga uma taxa para ter o depósito creditado em sua conta) e a reserva não flexível (você não paga taxa e o depósito não é reembolsável, mas, se você avisar sobre a ausência, fica livre de pagamentos adicionais).
Já na não reembolsável, no caso de cancelamento ou não comparecimento, é cobrado o custo total da reserva.
Se tiver algum problema ao chegar ao alojamento que o impeça de se hospedar, o Hostelworld.com creditará na sua conta o valor do depósito mais um crédito de US$ 50 pelo inconveniente, que poderá ser usado em futuras reservas na plataforma.
airbnb
Os anfitriões devem atender a requisitos básicos definidos pelo Airbnb, para garantir segurança, responsabilidade e hospitalidade.
Na busca pela propriedade, há filtros interessantes, como idioma do anfitrião, cancelamento gratuito e acessibilidade.
Para ajudar na escolha, existe um canal para falar direto com o anfitrião e a classificação em forma de estrelas, além de comentários dos ex-hóspedes.
Atenção à forma de pagamento: além do preço por noite e das taxas de limpeza e de hóspedes adicionais cobrados pelo anfitrião, o Airbnb ainda cobra taxa de serviço, que pode variar de 0% a 20% do subtotal da reserva.
Ainda é cobrada a taxa de câmbio nas reservas em moeda diferente da local, o Imposto Sobre Valor Agregado em locais onde o recolhimento é obrigatório (países da União Europeia, Suíça, Noruega, Islândia, África do Sul e Japão) e os impostos locais.
Cada anfitrião pode definir e gerenciar suas políticas de cancelamento, que são classificadas como flexível, moderada, rigorosa, super-rigorosa de 30 dias, super-rigorosa de 60 dias e longa duração. Porém, caso o motivo apresentado esteja coberto pela Política de Causas de Força Maior do Airbnb, o hóspede será beneficiado.
Uma desvantagem é que o hóspede não tem como guardar a sua bagagem caso fique mais horas na cidade, após o check-out.
E uma vantagem: a cada amigo indicado, o usuário ganha créditos no valor de R$ 50 para usar em viagens futuras. Já o amigo, ao seu cadastrar, receberá R$ 100 em créditos de viagem.
Alugue Temporada
Se você tiver dúvidas na descrição dos imóveis disponíveis, pode enviar uma mensagem diretamente ao proprietário (em “Solicitar cotação por e-mail”) – a resposta chega em até 48 horas – ou falar por telefone (o contato fica em “Administrador Profissional”).
As formas de pagamento e a política de cancelamento devem ser negociadas com o proprietário ou administrador. Por isso, é bom que você sempre entre em contato antes de fechar a reserva e se certifique de que todas as regras exigidas estão dentro do que considera um serviço adequado.
Se você estiver em dúvida sobre qual propriedade escolher, pode salvar, em uma lista personalizada, os imóveis selecionados na pesquisa para poder comparar e acompanhar alterações de preço e disponibilidade (basta clicar no ícone em forma de coração).
Há um sistema de avaliação mútua, em que hóspedes dizem o que acharam do imóvel e os proprietários informam se correu tudo bem com o cliente. Isso é bom para ambos os lados: os futuros hóspedes terão mais confiança na reserva e os proprietários ficam mais tranquilos para alugar.
Homestay.com
Na hora da escolha do local, você pode usar filtros, como distância do centro, serviços (oferece refeição ou acesso à cozinha), perfil de pessoas acolhidas pelo anfitrião (homens, mulheres, casais, famílias ou estudantes), passatempos oferecidos (golfe, tênis, caminhada, andar de bicicleta...), etc.
Após a decisão, você deve entrar em contato com o anfitrião por um formulário on-line e verificar a sua disponibilidade. Ele tem até 36 horas para responder, senão a solicitação da reserva é cancelada.
O nome e o endereço do anfitrião só serão divulgados após a reserva ser confirmada. Para isso, é necessário pagar por uma taxa de serviço, não reembolsável, no valor de 15% do total da reserva.
Os 85% restantes devem ser pagos diretamente ao anfitrião, com antecedência ou na chegada – em caso de cancelamento, esse valor só será devolvido se o pedido for feito até sete dias antes da reserva. Entre os programas de relacionamento oferecidos, a cada amigo indicado que fizer uma reserva pela plataforma, você recebe € 20 de crédito; já o amigo, € 80 na reserva.
Hoteis.com
Aqui, as tarifas são identificadas como pré ou pós-pagas. A maioria das reservas é do tipo pré-paga (deve ser paga no ato da reserva).
Mesmo que você opte pelo pagamento parcelado, todas as parcelas serão debitadas no ato da reserva e cabe à empresa de cartão de crédito administrar, todos os meses, a cobrança.
Isso significa que, em caso de cancelamento gratuito, quando solicitado com até 24 horas de antecedência da data de chegada, você não precisará arcar com nada.
Porém, após essa data. deverá pagar o valor de uma diária (incluindo impostos). E, no caso de não comparecimento no hotel ou check-out antecipado, não há reembolsos.
O diferencial é o seu programa de fidelidade, Hoteis.com Rewards. Com ele, você tem acesso aos “preços secretos”, que são tarifas com até 50% de desconto.
Além disso, ao reservar e se hospedar por dez noites nos hotéis participantes do programa, vai receber uma diária grátis, no valor médio das dez noites acumuladas, para utilizar em sua próxima reserva.
Ainda há o Preços Plus: se você achar um preço menor para a mesma estadia, a Hoteis.com reembolsa a diferença.
Ao entrar nos sites de reserva, faça o seu cadastro.
A maioria deles oferece algum tipo de vantagem aos clientes cadastrados, como descontos especiais, prêmios ou recompensas.
Confira sempre as avaliações dos usuários
Nelas, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada acomodação. Basear-se apenas nas fotos disponíveis pode trazer frustrações, porque nem sempre correspondam à realidade.
Elas só devem servir como um primeiro filtro para saber se o local agrada.
Atenção a localização da hospedagem
É comum encontrar opções vantajosas de preços em hotéis localizados em regiões periféricas das cidades, como próximo a aeroportos, mas que estarão distantes dos principais pontos turísticos.
Então, pense se o tempo e o dinheiro gastos com o deslocamento valerão a pena. Antes de reservar, compare os preços do mesmo estabelecimento em outros sites de reservas.
Às vezes, os valores variam. Além disso, ligue para o local para checar o tarifário para o período desejado. Pode ser que, fechando diretamente com o fornecedor, você também consiga um valor menor.
Por fim, caso sinta falta de alguma informação no site, entre em contato com a plataforma ou o proprietário, se for o caso. Peça fotos e detalhes adicionais antes de fechar o pedido de reserva.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).