Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Teste aplicativos financeiros
Testamos 7 aplicativos financeiros gratuitos do mercado avaliando diferentes aspectos. Veja aqui qual é mais completo e indicado para você.
 
19 janeiro 2018 |
porquinhos
Com objetivo de ajudar os usuários organizarem seus gastos e se planejarem para atingir seus objetivos financeiros, os aplicativos oferecem uma série de funcionalidades.

lançamento de receitas, despesas e transferências; classificação por tipo de gastos; controle da conta e cartões de crédito; notificações para pagamentos de contas; possibilidade de planejar gastos por tipo; ferramentas para organizar o atingimento de metas a curto, médio e longo prazo; mensagens automáticas sobre análise financeira ou notificação de gastos; são alguns exemplos de funcionalidades oferecidas.

Muitas vezes esses recursos de análise vem embasados com gráficos, dando uma noção mais visual para os usuários, o que pode ajudar bastante.

Quer gerir melhor seu dinheiro. Conheça nosso curso de Finanças Pessoais

A maioria dos aplicativos gratuitos analisados exige que os lançamentos sejam feitos de forma manual, o que embora seja mais seguro, exige uma disciplina muito forte dos usuários.

Entretanto, os aplicativos Guia Bolso, Planejei e Simplifica permitem uma migração automática dos lançamentos da conta corrente direto para o aplicativo. Para isto é necessários que os usuários forneçam a senha de acesso ao internet banking para os aplicativos. Com essa senha não é possível realizar transações, entretanto é possível fazer todo o tipo de consultas.

Ou seja, apesar de ser um recurso muito útil, existe esse porém em relação a segurança da privacidade dos seus dados, já que por mais que invistam em segurança, os aplicativos não se responsabilizem por ataques cibernéticos como de hackers e como não são autorizados pelos bancos em que você tem conta, num caso de vazamento dos dados o consumidor pode ficar desprotegido.
 
Esse é um ponto para ficar ciente, entretanto, segundo pesquisas feitas com os próprios usuários a respeito de aplicativos, o item segurança é o quarto item de maior peso na hora de avaliar os aplicativos, perdendo para funcionalidades, usabilidade, resposta e desempenho. Ou seja, acreditamos que apesar dos usuários desses aplicativos estarem mais vulneráveis que este não deva ser um critério para deixar de usar esses aplicativos que oferecem uma funcionalidade muito útil para os usuários.


Vale destacar que em relação ao aplicativo Simplifica, apesar de oferecer essa funcionalidade, não fomos bem sucedidos a fazer a migração dos dados da conta por um problema operacional do aplicativo. Foram feitas diversas tentativas de aparelhos e sistemas operacionais diferentes.

Avaliação dos aplicativos

Os aplicativos foram avaliados de 1 a 5 estrelas para cada quesito. Em termos de conceito, os aplicativos Guia Bolsa, Minhas Economias, Mobills, Organizze, e Planejei, todos esses receberam “bom”. Em temos de ranking, as colocações foram:
 
1) Guia Bolso
2) Planejei
3) Minhas Economias
4) Mobills
5) Organizze
6) Meu Dinheiro
7) Simplifica

tabelo-aplicativos

Legenda: **** Muito bom; **** Muito bom; *** Aceitável; ** Fraco; * Ruim.
Quer saber como fizemos o teste, clique aqui

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

casal-sonhando
bitcoin-o-que-e
cartão-santander
cobertura-seguro-carro

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.