Dica

O vocabulário da previdência

21 fevereiro 2014

21 fevereiro 2014

Antes de contratar um plano de previdência, conheça alguns conceitos importantes sobre esse tipo de investimento.

Untitled Document

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – Plano previdenciário que não garante rendimento mínimo ao final do período de contribuição. Oferece a possibilidade de dedução dos gastos, desde que a declaração do Imposto de Renda (IRPF) seja feita pelo formulário completo e respeitando-se o teto de 12% do salário bruto.

Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) – Assim como o PGBL, não há garantia de rentabilidade, ou seja, você perde ou ganha de acordo com os rendimentos do fundo. O Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade.

Taxa de Carregamento - Incide sobre cada investimento feito ao plano e serve para cobrir as despesas administrativas.

Tábua biométrica - É um dos cálculos usados como referência pelas seguradoras para estimar a expectativa de vida dos beneficiários e a renda que deverá ser paga no futuro, quando forem resgatar os investimentos.

Blindagem - É uma proteção para as reservas dos beneficiários de planos de previdência. Com ela, o investidor passa a ser titular das cotas dos fundos de investimento vinculados aos seus planos, que, hoje em dia, ficam em nome das seguradoras.

Portabilidade – É a transferência dos recursos já acumulados, que servirão para o resgate futuro, para outro Plano de Benefícios, sem a necessidade de justificativa. Não há qualquer ônus nem perda de parte dos valores acumulados.


Imprimir Enviar a um amigo