Dica

O vocabulário da previdência

Untitled Document

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – Plano previdenciário que não garante rendimento mínimo ao final do período de contribuição. Oferece a possibilidade de dedução dos gastos, desde que a declaração do Imposto de Renda (IRPF) seja feita pelo formulário completo e respeitando-se o teto de 12% do salário bruto.

Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) – Assim como o PGBL, não há garantia de rentabilidade, ou seja, você perde ou ganha de acordo com os rendimentos do fundo. O Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade.

Taxa de Carregamento - Incide sobre cada investimento feito ao plano e serve para cobrir as despesas administrativas.

Tábua biométrica - É um dos cálculos usados como referência pelas seguradoras para estimar a expectativa de vida dos beneficiários e a renda que deverá ser paga no futuro, quando forem resgatar os investimentos.

Blindagem - É uma proteção para as reservas dos beneficiários de planos de previdência. Com ela, o investidor passa a ser titular das cotas dos fundos de investimento vinculados aos seus planos, que, hoje em dia, ficam em nome das seguradoras.

Portabilidade – É a transferência dos recursos já acumulados, que servirão para o resgate futuro, para outro Plano de Benefícios, sem a necessidade de justificativa. Não há qualquer ônus nem perda de parte dos valores acumulados.


Imprimir Enviar a um amigo