Para cada perfil, um produto
Teste aponta que cada perfil requer um tipo de plano diferente.
Para analisar as opções de planos disponíveis no mercado, enviamos questionários para 14 entidades de previdência privada de todo o país. Dentre as empresas procuradas, somente sete responderam aos nossos questionamentos.
Assim, para obtermos as informações das restantes e podermos ampliar nossa pesquisa da forma mais abrangente possível, recorremos a visitas a sites e ligações ao serviço de atendimento ao cliente (SAC).
Considerando as respostas que tivemos e as informações que conseguimos coletar, chegamos a um total de 10 instituições analisadas. A escolha certa para você vai depender do seu perfil (se é conservador, moderado ou agressivo em seus investimentos) e de quanto dispõe para o pagamento inicial.
Entre os planos de previdência privada analisados em nosso teste comparativo, todos oferecem como benefício incluído a renda por sobrevivência, que é a renda da sua aposentadoria, mais os benefícios opcionais.
Não abra mão do INSS
Cabe ressaltar, no entanto, que, mesmo a previdência privada sendo mais atrativa financeiramente que a previdência social, ela sempre deve ser encarada como complementação, uma vez que, pelo INSS, você conta com algumas garantias assistenciais que não estão presentes no sistema de previdência complementar.
E uma questão grave que atinge todos os planos de previdência privada é a falta de garantias ao consumidor no caso de as seguradoras que administrem o plano vierem a falir. Pela lei de falências, a seguradora tem uma série de outras dívidas como prioridade.