Notícia

Como declarar PGBL e VGBL no Imposto de Renda

08 fevereiro 2016

08 fevereiro 2016

Se você faz sua declaração de imposto de renda pelo formulário completo, com o PGBL seus gastos podem ser deduzidos até o teto de 12% do salário bruto. 

Existem dois tipos de fundos: o PGBL e o VGBL. A principal diferença está nos tributos. Se você faz sua declaração de imposto de renda pelo formulário completo, com o PGBL seus gastos podem ser deduzidos até o teto de 12% do salário bruto. 


Mas se você faz a declaração simplificada, opte pelo VGBL, pois quando for resgatar o dinheiro aplicado, a tributação será em cima do rendimento, e não sobre o total (como no PGBL).


Você pode optar por uma tributação progressiva ou regressiva. No regime regressivo, seu percentual diminui conforme passam os anos. Já na progressiva, não tem a ver com o tempo de contribuição, mas com o valor resgatado. Quanto maior for, maior será a quantia paga de imposto.


Em geral, são fixados valores mínimos para aplicação. Entretanto, a escolha do plano de previdência não deve ser seguindo o critério “do mais barato”, já que, contribuindo pouco, você ganhará pouco. Avalie e procure aplicar na previdência uma parcela justa do seu orçamento, já que será esse dinheiro que você vai poder contar na velhice.


Rentabilidade 

A rentabilidade é definida pelo rendimento do fundo pelo qual o plano investe os recursos. No caso de PGBL e VGBL, não existe remuneração garantida, seu rendimento é definido pelos rendimentos do fundo. Por isso se ele perder, você perde e se ele ganhar, você ganha.


Outra estratégia possível para alternar a composição da carteira é a portabilidade – depois 60 dias, você pode requerer a migração dos recursos acumulados num plano fundo e ir para outro.


Assim, você pode começar em um plano que invista em fundos mais agressivos em relação ao risco, e depois, quando faltar menos de cinco anos, migrar para um plano que permita investir num fundo de perfil moderado ou conservador em relação ao risco.


E, ainda, saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2016.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo